Chega de mortes! Pela LEI TATIANE: Ensino e Conscientização sobre doação de órgãos!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 10.000!

Quantas pessoas ainda terão que morrer na fila aguardando por um transplante para que nosso País se posicione e faça algo concreto? Tatiane Penhalosa, 32 anos, morreu depois de esperar por dois anos um coração que não chegou. Ela não foi a única. Só nos últimos quatro anos, 9289 pessoas morreram esperando um órgão - 261 eram crianças. Enquanto isso, 43% população brasileira ainda nega a doação de órgãos de um familiar. Negativas que poderiam ter sido evitadas e poderiam assim ter salvo a vida de Tatiane e milhares de brasileiros.

Toda família brasileira deve ter seu direito de escolha sobre doação de órgãos resguardado e garantido. Mas, não existe liberdade de escolha se não há informação. A maioria das famílias que negam o fazem por desconhecimento sobre o tema. Falhamos em informar e por isso falhamos em salvar. Tatiane e tantos outros morrem todos os anos de uma morte completamente evitável. E isso é inaceitável!

Doação de órgãos e Transplante deve ser tema de ensino nas escolas públicas e privadas de todo país e pauta de discussão no ambiente acadêmico, de forma a contribuir para o esforço de construção de uma cultura doadora. É na escola que se deve aprender: o que é uma doação de órgãos; desmistificar tabus; dialogar sobre ética, saúde, compaixão; explicar como funciona o processo e qual o impacto de um transplante na vida de milhões de brasileiros. Crianças, adolescentes e jovens são formadores de opinião e assim levam o tema, que versa sobre amor ao próximo e empatia, para dentro de seus lares. É com Ciência que se combate tabu e falta de informação!

Para mudar essa realidade lutamos pela aprovação da Lei Tatiane (PL 2839/2019) que institui o Programa de Ensino e Conscientização sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos no currículo escolar e acadêmico brasileiro. (Parceria do Deputado Federal Ricardo Izar com o Projeto Sou Doador)

Chega de assistir pais enterrando seus filhos, pessoas enterrando o amor de suas vidas, filhos e netos enterrando precocemente seus familiares! Isso não precisa acontecer! Nós podemos fazer algo!

Nos ajude a aprovar a Lei Tatiane! A sua assinatura pode literalmente ajudar a salvar milhões vidas, sonhos e histórias!

Assine! Compartilhe! Divulgue!

Acompanhe a tramitação do Projeto de Lei 2839/2019.