Pela criação do Parque Municipal Córrego Mogi

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

Meu nome é Ereni Maria de Jesus, nasci na Zona Rural, no Município de Tiros - MG, no ano de 1965. Sou a segunda, de 11 irmãos.

Em nossa casa não tinha energia elétrica e nem água encanada. Por isso, a nossa relação com o córrego que passava nos fundos de casa era muito direta. Seja para tomar banho, lavar loucas ou roupas.

A nossa escola ficava há uns 5 km da nossa casa e tínhamos que ir e voltar a pé pois, naquela época, o Município não fornecia transporte escolar. Em nossa escola também  não tinha energia elétrica, agua encanada e nem banheiro. Não tinha merenda escolar, cada aluno tinha que levar o seu lanche e sua agua. Só tinha uma professora para o primeiro, segundo e terceiro ano do primário e ela dava aula para todos os alunos ao mesmo tempo.

Em 1982, mudamos para a Zona Rural, no município de Unai - MG. Dois anos depois me mudei para a cidade de Unaí, sem estudo e sem profissão.Trabalhei de empregada domestica para ter onde morar e poder estudar.

Em 1994 me mudei para Uberlândia - MG e, no mesmo ano, fui aprovada no concurso dos Correios, onde trabalho até hoje.

Em 1997 passei no vestibular para o curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia e, nas horas vagas, sou  uma defensora do meio ambiente.

Morei muitos anos de aluguel, depois comprei uma casa financiada com alguns irmãos mas, quando pude construir a minha casa, escolhi morar  em um bairro mais arborizado e que tivesse um córrego próximo a minha casa. Então escolhi o bairro Jardim Inconfidência por causa Córrego Mogi que esta relativamente preservado em relação aos outros córregos urbanos de Uberlândia.

Desde que me mudei para este bairro, há 4 anos,  venho praticando algumas ações para preserva-lo. Dentre elas, organizei alguns mutirões de plantio de mudas para recompor a sua Área de Preservação Permanente, no bairro Jardim Inconfidência. Mas sua nascente fica há uns 2,6 km, acima da minha casa, em uma propriedade particular, numa área de veredas que corre o risco de ser loteada a qualquer momento e, se isto acontecer, a área de vegetação de cerrado que funciona como recarga do córrego corre o risco  de ser toda retirada e ele poderá ate secar. Por isso, criei este abaixo-assinado reivindicando a criação de uma Unidade de Conservação em seu entorno, da nascente à foz, ligando-se ao Parque Cachoeirinha, no bairro Jardim Inconfidência.

A minha sugestão é que seja um Parque Municipal fechado, como o Parque do Sabia, por exemplo, com duas entradas, uma próximo à nascente, no bairro Jardim Botânico e a outra, próximo à foz, no bairro Jardim Inconfidência, com iluminação e trilhas para caminhadas e que não cause muito impacto ambiental ao córrego Mogi e a sua vegetação nativa.

Esse parque poderá ser usado pela população dos bairros que ficam no entorno do córrego que, por falta de um local apropriado, fazem caminhadas na Avenida Carlito Cordeiro, no bairro Jardim Botânico. Uma avenida de transito intenso.

Hoje: ereni está contando com você!

ereni maria de jesus precisa do seu apoio na petição «Pela criação do Parque Municipal Córrego Mogi». Junte-se agora a ereni e mais 1.600 apoiadores.