Pela criação de cotas para a contratação de profissionais com mais de 50 anos

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

No Brasil, pessoas com mais de 50 anos não conseguem mais se recolocar no mercado de trabalho quando ficam desempregadas. Por isso, gostaria de solicitar sua participação neste abaixo-assinado, para que sejam criadas cotas para a contratação de profissionais com 50 anos ou mais nos quadros das empresas.

Isso é um fato e você já deve ter ouvido falar sobre isso, conhece alguém que está enfrentando situação semelhante ou, pior ainda: pode estar experimentando essa situação na própria pele nesse exato momento!

Esse tipo de preconceito, que não leva em consideração sequer a capacidade de contribuição de cada profissional em função de sua longa experiência, tem ocorrido em todas as camadas da sociedade, em todos os níveis de atividade profissional, e com todos os tipos de profissionais, principalmente em organizações privadas.

E isso é um grande problema, uma vez que, por diversas razões, as pessoas tendem a viver cada vez mais tempo. Por outro lado, porém, para piorar as coisas, a idade para alcançar a aposentadoria está ficando cada vez mais distante. Muitos profissionais com 50 anos ou mais já não têm condições de garantir seu sustento e o de suas famílias. Se algo não for feito para lhes garantir acesso aos empregos, seremos também responsáveis pelo aumento da pobreza entre a população idosa.

A lei 8213/91, que criou o sistema de cotas para a contratação de pessoas com deficiência, permitiu que essas pessoas, antes marginalizadas, pudessem contribuir com a sociedade e passar a viver dignamente, gerando uma onda positiva de inclusão social sem precedentes.

Em 2014, os negros também foram finalmente contemplados e passaram a gozar de cotas nas vagas oferecidas para concursos públicos (lei 12990/2014). Ninguém discute mais a grande importância dessa ação, e novas cotas inclusivas já decorrem e deverão decorrer dessa importante iniciativa de cunho social.

Creio que seja a hora de avançar mais um pouco. Creio que seja a hora de pensar nos profissionais com mais de 50 anos. Lembrem-se: mesmo se você ainda estiver fora desse grupo de pessoas atualmente, uma coisa é certa, um dia você também chegará lá.

Obrigado a todos que leram até aqui e assinaram!

Hoje: João Claudio está contando com você!

João Claudio Pinheiro precisa do seu apoio na petição «Pela criação de vagas especiais para a contratação de profissionais idosos». Junte-se agora a João Claudio e mais 605 apoiadores.