Abaixo-assinado encerrado

Pela criação de cotas para a contratação de profissionais com mais de 50 anos

Este abaixo-assinado conseguiu 605 apoiadores!

No Brasil, pessoas com mais de 50 anos não conseguem mais se recolocar no mercado de trabalho quando ficam desempregadas. Por isso, gostaria de solicitar sua participação neste abaixo-assinado, para que sejam criadas cotas para a contratação de profissionais com 50 anos ou mais nos quadros das empresas.

Isso é um fato e você já deve ter ouvido falar sobre isso, conhece alguém que está enfrentando situação semelhante ou, pior ainda: pode estar experimentando essa situação na própria pele nesse exato momento!

Esse tipo de preconceito, que não leva em consideração sequer a capacidade de contribuição de cada profissional em função de sua longa experiência, tem ocorrido em todas as camadas da sociedade, em todos os níveis de atividade profissional, e com todos os tipos de profissionais, principalmente em organizações privadas.

E isso é um grande problema, uma vez que, por diversas razões, as pessoas tendem a viver cada vez mais tempo. Por outro lado, porém, para piorar as coisas, a idade para alcançar a aposentadoria está ficando cada vez mais distante. Muitos profissionais com 50 anos ou mais já não têm condições de garantir seu sustento e o de suas famílias. Se algo não for feito para lhes garantir acesso aos empregos, seremos também responsáveis pelo aumento da pobreza entre a população idosa.

A lei 8213/91, que criou o sistema de cotas para a contratação de pessoas com deficiência, permitiu que essas pessoas, antes marginalizadas, pudessem contribuir com a sociedade e passar a viver dignamente, gerando uma onda positiva de inclusão social sem precedentes.

Em 2014, os negros também foram finalmente contemplados e passaram a gozar de cotas nas vagas oferecidas para concursos públicos (lei 12990/2014). Ninguém discute mais a grande importância dessa ação, e novas cotas inclusivas já decorrem e deverão decorrer dessa importante iniciativa de cunho social.

Creio que seja a hora de avançar mais um pouco. Creio que seja a hora de pensar nos profissionais com mais de 50 anos. Lembrem-se: mesmo se você ainda estiver fora desse grupo de pessoas atualmente, uma coisa é certa, um dia você também chegará lá.

Obrigado a todos que leram até aqui e assinaram!

Hoje: João Claudio está contando com você!

João Claudio Pinheiro precisa do seu apoio na petição «Pela criação de vagas especiais para a contratação de profissionais idosos». Junte-se agora a João Claudio e mais 604 apoiadores.