Criação e Constituição da Casa dos Açores do Maranhão

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!
Paulo Matos criou este abaixo-assinado para pressionar paulomatos23@hotmail.com

Nós abaixo assinado, reconhecendo que os Açorianos do Arquipélago de Açores (Portugal) foram os primeiros povoadores do Maranhão (aqui chegados em Abril de 1619 na atual cidade de São Luís)  e sentindo a necessidade de intercâmbio cultural, bem como do resgate de nossa história comum e visando uma valorização entre estes povos irmãos sem possuir qualquer vinculação política, ideológica ou institucional através deste ato queremos valorizar a herança luso-açoriana, como uma ferramenta para conhecermos também a nossa própria cultura e seus desdobramentos, proporcionando também uma integração dos descendentes luso-açorianos e seus simpatizantes.

Quando comemoramos o IV Centenário da imigração açoriana no Maranhão, apesar de muito ter sido esquecido ao longo desses quatrocentos anos e das mudanças significativas acontecidas nos dois lados do atlântico, ainda hoje é possível enxergar a presença das heranças trazidas pelos primeiros povoadores nas nossas festas juninas, casas construídas na zona rural da ilha, carnaval e principalmente na festa do divino espírito santo que até hoje está presente em várias cidades do nosso estado. É fundamental que preservemos a nossa história pois foi dessa etnia que descendemos, todos nós maranhenses.

Maranhão e Açores são irmãos, pois tem no seu povo uma origem em comum, portanto, queremos criar uma instituição sem fins lucrativos que congregue todos estes pensamentos promovendo um resgate e maior divulgação da nossa história e cultura.

Saiba mais: http://www.blogjorgevieira.com/os-400-anos-da-presenca-acoriana-no-maranhao/

Assim, ante o exposto, assinam:

Paulo Henrique Campos Matos - Escritor e Pesquisador (Membro da Academia Icatuense de Letras)

Luiz Carlos Porto - Ex-Vice-Governador do Estado do Maranhão e membro da Academia Imperatrizense de Letras - Pesquisador

José Vieira Lima - Vereador do Município de São Luís - Maranhão - Pesquisador

José Batista Da Hora Júnior - Servidor Público Estadual - Pesquisador -

Altemar Lima - Escritor e Pesquisador (Membro da Academia Vitoriense-Arariense de Letras)

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!