Criação e Constituição da Casa dos Açores do Maranhão

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

Nós abaixo assinado, reconhecendo que os Açorianos do Arquipélago de Açores (Portugal) foram os primeiros povoadores do Maranhão (aqui chegados em Abril de 1619 na atual cidade de São Luís)  e sentindo a necessidade de intercâmbio cultural, bem como do resgate de nossa história comum e visando uma valorização entre estes povos irmãos sem possuir qualquer vinculação política, ideológica ou institucional através deste ato queremos valorizar a herança luso-açoriana, como uma ferramenta para conhecermos também a nossa própria cultura e seus desdobramentos, proporcionando também uma integração dos descendentes luso-açorianos e seus simpatizantes.

Quando comemoramos o IV Centenário da imigração açoriana no Maranhão, apesar de muito ter sido esquecido ao longo desses quatrocentos anos e das mudanças significativas acontecidas nos dois lados do atlântico, ainda hoje é possível enxergar a presença das heranças trazidas pelos primeiros povoadores nas nossas festas juninas, casas construídas na zona rural da ilha, carnaval e principalmente na festa do divino espírito santo que até hoje está presente em várias cidades do nosso estado. É fundamental que preservemos a nossa história pois foi dessa etnia que descendemos, todos nós maranhenses.

Maranhão e Açores são irmãos, pois tem no seu povo uma origem em comum, portanto, queremos criar uma instituição sem fins lucrativos que congregue todos estes pensamentos promovendo um resgate e maior divulgação da nossa história e cultura.

Saiba mais: http://www.blogjorgevieira.com/os-400-anos-da-presenca-acoriana-no-maranhao/

Assim, ante o exposto, assinam:

Paulo Henrique Campos Matos - Escritor e Pesquisador (Membro da Academia Icatuense de Letras)

Luiz Carlos Porto - Ex-Vice-Governador do Estado do Maranhão e membro da Academia Imperatrizense de Letras - Pesquisador

José Vieira Lima - Vereador do Município de São Luís - Maranhão - Pesquisador

José Batista Da Hora Júnior - Servidor Público Estadual - Pesquisador -

Altemar Lima - Escritor e Pesquisador (Membro da Academia Vitoriense-Arariense de Letras)