Parem com o uso excessivo de copos plásticos, o meio ambiente implora !!!!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!


     Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite para você que está lendo essa petição

                Me chamo José e resido na cidade de Getúlio Vargas (RS). Criei essa petição com o intuito de reduzir o uso de copos plástico. Tendo em vista que no Brasil, cerca de 1.500 toneladas de resíduos plásticos são produzidos diariamente e uma boa parcela dessa produção encontra-se depositada no oceano, o que acaba prejudicando o meio ambiente e principalmente o ecossistema marinho.

        O principal fato para contribuir a redução do uso de copos descartáveis é a questão financeira. Como o próprio nome já diz os copos são descartados após o uso, no entanto, essa não seria a opção correta uma vez que o indivíduo pode utilizar o mesmo copo diversas vezes ao invés de descartar toda vez que o mesmo não for mais necessário. Como ponto de partida para atitudes mais conscientes no que tange a sustentabilidade, o estabelecimento/ambiente onde o copo é disponibilizado pode diminuir a quantidade de copos a fim de incentivar o uso inteligente deles ou até mesmo substitui-los por copos biodegradáveis. E dessa forma pode-se evitar gastos desnecessários e ainda contribuir ao meio ambiente.

      Outra iniciativa a ser explorada é o incentivo a redução do consumo por meio de leis, como por exemplo: a criação de uma que regule a quantidade de plástico que uma empresa/estabelecimento pode disponibilizar e que taxe a mesma se haja excedente. Assim, será possível controlar a quantidade e por consequência diminuir a produção de lixo plástico e suavizar o impacto ao ecossistema marinho.