Petition Closed
Petitioning *

"Papa Francisco: Para uma Igreja com as pessoas, uma comissão de reconciliação"

A Igreja Católica está num possível ponto de viragem na história, estando em processo de eleição de um novo líder num momento crítico para a Igreja e para o mundo.

A Igreja Católica está numa profunda crise, não só em Roma, mas em todo o mundo. Os milhares e milhares de escândalos de abuso sexual deixaram milhões de pessoas a duvidar do caminho da Igreja Católica segue. Pessoas inocentes, especialmente crianças, foram vítimas de sacerdotes e religiosos, tendo visto os seus agressores escapar à justiça, protegidos pela hierarquia da Igreja.

O futuro da Igreja Católica depende da busca da verdade, da justiça e da reconciliação para os crimes graves cometidos pelo clero católico. Além disso, é preciso todo um processo de reforma que impeça a injustiça, a prepotência e a centralização institucional dentro da Igreja.

É por isso que, acompanhados por muitos fiéis católicos e pessoas em todo o mundo, nós convidamos o novo Papa a ouvir estes pedidos para uma renovação da Igreja:

Responsabilidade: O novo Papa precisa convocar uma Comissão de Verdade e Reconciliação* para lidar com o escândalo mundial de abusos sexuais na Igreja. Aqueles que levaram a Igreja a este momento de crise precisam de ser responsabilizados e as dezenas de milhares de vítimas merecem justiça, de modo a que possamos curar as feridas fracturantes dentro da Igreja Católica mundial.

Colegialidade: Precisamos de uma reforma do Vaticano e mais direitos para as igrejas locais.

Solidariedade: Precisamos de uma Igreja mais comprometida com a justiça social e direitos humanos disposta a clarificar o seu sistema bancário.

Género: Precisamos de igualdade de direitos entre homens e mulheres na Igreja.

Sacerdócio: Precisamos de um novo entendimento do sacerdócio, que inclua padres casados.

Ética: Precisamos de uma nova doutrina moral, especialmente sobre a contracepção e a homossexualidade.

Você é a favor de uma Igreja Católica que esteja com o povo? Assine a nossa petição e peça respeitosamente ao novo Papa que envie um sinal de reforma e abertura ao nosso mundo.

Assim que reunirmos 1.000.000 assinaturas, transmitiremos este pedido ao Vaticano asseguraremos que a sua voz é ouvida.

* Comissões de Verdade e Reconciliação (CMRs) têm sido usados em todo o mundo para enfrentar períodos de violência, corrupção e abuso sistemáticos. Na África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Guatemala, Filipinas, Sri Lanka, República Checa e vários outros países, as CMRs foram usados para assegurar que os perpetradores de abusos sejam responsabilizados, para ajudar as vítimas que buscam justiça e para mover instituições e sociedades inteiras para a reconciliação e a cura.

Letter to
please fill in pt version of text in: www.change.org/wearechurch