CSFA – Por uma Escola presencial onde as crianças possam aprender e sociabilizar

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!
Com 1.000 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Mónica Casqueiro criou este abaixo-assinado para pressionar Pais e Encarregados de Educação do Colégio São Francisco de Assis Luanda

A pandemia COVD-19 veio mudar o panorama mundial desde o início de 2020, com fecho das escolas a partir de Março.

O SFA fez um esforço enorme, e reconhecido pelos pais, para que as crianças pudessem continuar a aprender até final do ano lectivo, num modelo online, o foi possível tendo em conta as circunstâncias. Aos pais e alunos, coube a difícil tarefa de se adaptarem à nova realidade e criarem condições para continuarem a sua aprendizagem com todos os desafios inerentes à situação.

A pandemia do COVID-19 continua a alastrar-se a nível internacional tendo já levado a uma grave crise económica nacional e internacional, tenta-se encontrar um novo equílibrio que permita continuar a viver num novo normal.

Acreditamos que é fundamental adaptarmo-nos à nova realidade e passarmos a viver de acordo com as novas regras da sociedade.

UNICEF, UNESCO e OMS são unânimes no alerta para a prioridade de reabertura das escolas, quer como parte essencial da economia quer pelo impacto na vida das crianças e adolescentes.

Prolongar o afastamento das crianças das escolas tem consequências nefastas para as mesmas e para as suas família:

• Saúde mental, o ser humano é um ser social. Crianças e jovens precisam do estímulo e do desafio social regular para um desenvolvimento completo do seu ser e da sua personalidade
  • Manter e desenvolver a capacidade de aprendizagem - o cérebro precisa de ser permanentemente estimulado e desafiado para se desenvolver
  • Motivação para aprendizagem – os níveis de motivação descrescem quer a nível de trabalho, quer de responsabilização pelo cumprimento dos objectivos
  • Criação de rotinas familiares, permitindo aos pais foco no trabalho, que por sua vez é essencial para a sua subsistência e para a economia

O SFA envidou todos os esforços para que a escola pudesse retomar de forma presencial, assegurando todas as medidas necessárias para um retorno em segurança.

Colocando na balança, um retorno com as medidas possíveis de segurança e o manter as crianças em casa, sem contacto social e com um nível de aprendizagem reduzido, consideramos ser fundamental a rápida adaptação ao novo normal.

Apelamos aos pais que assinem esta petição com vista a conseguirmos ter força para que o Ministério da Educação de Angola autorize o Colégio São Francisco de Assis Luanda a retomar as suas actividades presenciais, pelo bem dos nossos filhos.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!