Retorno às aulas presenciais na rede estadual e municipal.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!
Com 1.000 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Grupo de pais Apoiadores criou este abaixo-assinado para pressionar Pais, alunos e comunidade de Montenegro

Prezado Senhor Prefeito,

Na qualidade de pais e mães de alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio da  cidade de Montenegro, vimos perante o senhor requerer a reabertura das escolas da rede pública e municipal na cidade de MONTENEGRO para suas atividades regulares a partir de FEVEREIRO de 2021 pelas razões que passamos a exposição.

São milhares de crianças e adolescentes em idade escolar fora das escolas há quase 210 dias na cidade de Montenegro. Grande parte dessas crianças sendo encaminhadas para casas de terceiros, pois felizes as famílias que conseguiram adaptar com home office para " cuidarem" dos seus, o que não pertence a realidade da grande maioria. Muitas famílias deixam suas crianças com "cuidadoras", creches improvisadas, sem quaisquer medida de contingência COVID 19.

O fechamento de escolas tem claros impactos negativos na saúde psiquiátrica das crianças e adolescentes, compromete a segurança alimentar, aumentando a taxa de gravidez infantil, o número de abusos e maus tratos, uso de drogas e violência.  Cada dia sem aula significa enormes perdas para toda uma geração de jovens. Perdas essas que dificilmente serão recuperadas em um futuro próximo.

Os impactos sociais e econômicos desse fechamento também precisam ser levados em consideração já que não são poucas as mães que perderam seus empregos por não terem onde deixar seus filhos.

A ciência, na qual acreditamos e valorizamos, ensinou a todos que a Covid-19 é muito menos prevalente em crianças (cerca de 24% da população mundial), que representam apenas 2% dos casos globalmente. Em crianças, a doença é pouco agressiva, com mais de 90% delas assintomáticas, e menos de 0,1% de óbitos. Diversos estudos sugerem também que crianças raramente transmitem Covid-19 para adultos, mesmo quando frequentam a escola. Ou seja, as crianças não são as vilãs da pandemia que contaminaram todos os avós, como pensado no início.

As escolas da rede particular funcionando, desenvolvendo protocolos de saúde o qual se prepararam com segurança. A OMS, Unicef e Unesco, em documento publicado em 14 de setembro de 2020 apelam aos governos para que priorizem a abertura de escolas. Na qualidade de pais reforçamos esse apelo.

Não existe risco zero, mas a experiência com a abertura de escolas em outros países demonstra que é possível retomar as atividades regulares da educação de forma segura. Além disso, se nos demais setores da economia foi possível o desenvolvimento de protocolos que permitiram a retomada das atividades na cidade sem aumento do contágio, é porque os protocolos sanitários funcionam.

Nenhum dos direitos garantidos pela nossa constituição é tão essencial como a educação. Assim, é difícil entender por que as escolas permanecem fechadas sem data confirmada para retomada de suas atividades regulares. Afinal, bares, restaurantes, academias, cinemas, lojas, praças, parques estão todos funcionando.

Está mais do que na hora de Montenegro e o Sr. Prefeito priorizarem a educação. A volta às aulas não pode mais ser postergada.

Dessa forma, considerando que cabe ao prefeito municipal autorizar a data de retorno das atividades escolares, pleiteamos que a prefeitura autorize a retomada das atividades escolares para todas as escolas da rede pública, dando ferramentas para se adequarem aos protocolos de higiene e distanciamento estabelecidos pelo Governo do Rio Grande do Sul, cabendo às famílias a decisão sobre levar seus filhos para a escola.

Como haverá a troca de gestão, sugerimos que o atual Sr. Prefeito trabalhe junto à equipe de transição da próxima gestão para juntos conseguirem solidificar esta nossa petição, não deixando para mais adiante, tratando nosso pedido com a real atenção e respeito que necessita. Esta não é uma questão político-partidária. É uma questão social, sanitária, e urgente!

Pais, Mães e Cidadãos de Montenegro, RS.

Montenegro, 30 de novembro de 2020

हिन्द

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!