A falta de participação dos pais no dia a dia do aluno
A falta de participação dos pais no dia a dia do aluno
A demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem. E quando não recebem a atenção que necessitam dos pais, acabam replicando esse descomprometimento na escola. O principal motivo dos problemas de aprendizagem dos alunos é a falta de auxílio da família, afirmam 88% dos professores do Ensino Fundamental, de acordo com um levantamento feito pela área de Estudos e Pesquisas do Todos Pela Educação, realizado no começo deste ano.
Existem diferentes perfis de pais. Há aqueles que não se envolvem e, também, os que participam, porém, de maneira equivocada, através de intensas cobranças. Sem falar nos alunos que apresentam sinais de maus-tratos, deixando a escola em uma situação delicada.
A participação na vida escolar dos filhos se dá pelo envolvimento dos pais com as tarefas, incentivo através de conversas sobre a escola, visitas com mais frequência à instituição de ensino e estímulos para que as crianças e adolescentes despertem sua curiosidade, explorem e expressem suas ideias livremente.
Portanto, mesmo que o aluno seja independente, a família é responsável pelo adolescente até que tenha 18 anos de idade. Diante dessa situação, resta à escola dar total apoio ao aluno. Conversar com ele e o ajudar o máximo que puder. O que não pode acontecer é a negligência de ambas as partes, pais e escola.