Oposição ao projeto apresentado para revitalização do centro de Venâncio Aires

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!


Buscamos através deste abaixo-assinado manifestar oposição ao projeto de revitalização do Largo do Chimarrão, em Venâncio Aires, o qual prevê a retirada de 22 Tipuanas.

Este projeto de revitalização surgiu de um grupo de empresários e comerciantes que atribuem prejuízos em seus negócios devido a existência das árvores. Os interessados neste projeto afirmam que "as tipuanas apagam o brilho dos estabelecimentos comerciais, que precisam mostrar suas marcas para quem passa ali". O projeto foi encaminhado à prefeitura do Município, que parece estar agilizando (ao máximo) a sua execução. Vale aqui destacar que a participação do Município é de 1/3 sobre os custos, enquanto 2/3 serão divididos entre os empresários e comerciantes que integram o grupo de interessados na realização do projeto.

Além disso, com a retirada das árvores se torna possível a ampliação da via destinada a circulação de carros, prevista também no projeto de revitalização. Porém, aumentar a via de circulação de carros implica no estreitamento das calçadas para a circulação de pedestres. Portanto, o projeto contraria as tendências de planejamento urbano, onde as ruas são ocupadas cada vez mais por pessoas e, cada vez menos por veículos.

Por outro lado, ao fazer oposição ao projeto de revitalização apresentado pelos empresários e comerciantes, não significa estamos mobilizados contra a qualquer revitalização. Concordamos que algum tipo de mudança precisa ser realizada, uma mudança democrática, que não esteja somente alinhada aos interesses dos empresários e comerciantes, mas da população e os demais usuários que fazem uso desta área.

Dentre os integrantes do grupo que se opõe ao projeto de revitalização estão principalmente arquitetos e urbanistas, os quais já solicitaram ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul a intervenção do projeto. Além disso, estes mesmos profissionais estão dispostos a auxiliar voluntariamente no desenvolvimento de um novo projeto de revitalização para o local. Outra frente de oposição entrou com um pedido ao MP para analisar a juridicidade do projeto de revitalização.

Na manhã da quinta-feira (11/07), foi iniciado o corte das árvores. Porém, logo a Prefeitura foi notificada pelo MP para suspender o corte, até que o projeto apresentado seja analisado pela mesma instituição. Isso demonstra a urgência necessária neste caso.

Na próxima segunda-feira (15/07), o projeto de revitalização do Largo do Chimarrão será pauta na Câmara de Vereadores do Município. Além disso, está sendo encaminhada a solicitação para a realização de uma audiência pública com a finalidade de promover a participação popular nas decisões relacionadas a área do Largo do Chimarrão. Até lá, é de extrema importância a divulgação deste abaixo-assinado para ganhar representatividade em um debate que exige a revisão do projeto de revitalização apresentado.

Folha do Mate, 2019a. Revitalização dará nova ‘cara’ ao calçadão de Venâncio. Acesso em: https://folhadomate.com/noticias/revitalizacao-dara-nova-cara-ao-calcadao-de-venancio/?fbclid=IwAR2-S2-y-XlirdPcs2O9nRNioMHT-WQaXStt0Gf8Kr63DmZWjltB7_JE3Mk

Folha do Mate, 2019b. Tipuanas do Calçadão serão removidas. Acesso em: https://folhadomate.com/opiniao/tipuanas-do-calcadao-serao-removidas/

Folha do Mate, 2019c. Grupo se opõe a projeto de revitalização do calçadão. Acesso em: https://folhadomate.com/noticias/grupo-se-opoe-a-projeto-de-revitalizacao-do-calcadao/

Folha do Mate, 2019d. Retirada das Tipuanas está suspensa temporariamente. Acesso em: https://folhadomate.com/noticias/local/retirada-das-tipuanas-esta-suspensa-temporariamente/