MANIFESTO EM APOIO A CONSTRUÇÃO DO MEMORIAL DA LIBERDADE E DEMOCRACIA PRESIDENTE JOÃO GOULART

O presente manifesto tem como objetivo colher a tua assinatura e teu indispensável apoio à construção do Memorial da Liberdade e Democracia Presidente João Goulart em Brasília, capital de todos nós brasileiros.

A sua participação é de suma importância, uma vez que essa

significativa obra está sendo obstaculizada pelos mesmos setores de direita que não permitem o avanço do povo brasileiro e estão se organizando para solicitar e pressionar o poder público de Brasília para impedir a construção do Memorial da Liberdade e Democracia Presidente João Goulart, não permitindo que na Capital da Nação haja um espaço para defender , cultuar e enaltecer os valores soberanos de nossa cidadania.

Passados mais de  50 anos do golpe de 1964, querem cassar Jango novamente, inclusive chegaram a incitar  a violência para uma manifestação de derrubada dos tapumes que cercavam a área, politizando, tergiversando valores em uma manifestação fascista que só emana da intolerância.

Esta obra do arquiteto Oscar Niemeyer , nasceu da necessidade de informar ao público e as novas gerações os 21 anos do período obscuro da ditadura e a luta pela retomada da liberdade e redemocratização do país pela qual tantos brasileiros tombaram no caminho da legalidade.

“Quem conhece a história de João Goulart, sabe como ele foi violentamente afastado do cargo com o golpe militar de 1964, que durante vinte anos pesou sobre o nosso país. E isso eu procurei marcar na minha arquitetura, da forma mais clara, com uma grande flecha vermelha a atingir a cúpula projetada. Dentro do amplo salão de exposições serão explicadas ao público as razões desse deplorável acontecimento, as pressões do governo norte-americano que o reacionarismo de direita naquela época procurava atender.” (Oscar Niemeyer)

O Espaço da Liberdade e Democracia, mais do que um local que relate a recente história do nosso país, se propõe a ser um lugar de reflexão da vida democrática, através de eventos temáticos, desenvolvidos em seminários, debates, oficinas, palestras, mostras de filmes, exposições artísticas, entre outras atividades culturais e estará aberto gratuitamente ao público nos 365 dias do ano, essencialmente cultivando os valores que foram atingidos pelo golpe de 1964, como a liberdade, como a democracia, como o respeito aos direitos humanos e como a opção social pelos menos favorecidos.

Será um espaço de reflexão dos movimentos sociais, das associações civis, do terceiro setor, dos sindicatos e de todas as agremiações que lutam pela preservação e avanço social das lutas democráticas e libertárias.

Pela defesa plena de nossa soberania e, principalmente , pela construção de um espírito de cidadania.

É por isso que contamos com teu apoio, com o apoio de um “SIM” á construção de este espaço de “liberdade e democracia” que cultuará na Capital de todos os brasileiros que pregam para sempre, viver livres e em Estado Democrático de Direito.

Ditadura nunca mais!

Para que não se esqueça. Para que nunca mais aconteça!

João Vicente Goulart

Presidente do Instituto João Goulart

This petition will be delivered to:
  • Governo do Distrito Federal
    Opinião pública
  • Governador
    Governador Rodrigo Rollemberg
  • Governo de Brasília

Instituto Presidente João Goulart started this petition with a single signature, and now has 2,036 supporters. Start a petition today to change something you care about.