Abaixo-assinado encerrado

Manifesto em Favor da Cultura

Este abaixo-assinado conseguiu 2.807 apoiadores!

A Cultura é essencial para a formação do indivíduo, para ativar a criatividade e a inovação; a Cultura revela a partir da memória e dos sentidos o que fomos, o que somos e o que devemos ser. No entanto, o acesso aos bens culturais tem sido dificultado pela imensa crise política, econômica e moral que o Brasil vive atualmente.

E a pouca informação passada para todos os rincões desse imenso país é antagônica aos propósitos dos quais a Cultura e sua indústria criativa promovem e refletem na prosperidade de uma nação.

Os números que refletem os recursos destinados ao setor pelo estado brasileiro são exasperantes e não atingem nem mesmo 0,5% (meio por cento) da soma de recursos destinados a um segmento que representa importantes 2,6% do PIB de um país cuja carga tributária salarial ultrapassa os 42% e supera 33% em relação ao Produto Interno Bruto.

É inadiável batalharmos por um novo pacto que estrutura o desenvolvimento cultural do Brasil, país singular, de cultura rica, abundante, onipresente e criativa, como nenhuma outra sociedade.

É imprescindível termos uma definição não cíclica e circunstancial das normas que definem o Mecenato; é urgente sistematizar a cadeia produtiva da cultura para empresas culturais; é no mínimo razoável que se dê adimplemento ao Fundo Nacional de Cultura; é necessário possibilitar que Fundos de Sustentação Institucional, doações de acervos e preservação da nossa memória sejam definitivamente tratadas com a dignidade que uma civilização merece.

Nós – da sociedade, artistas, produtores e agentes culturais, gestores e investidores estamos prontos para dar voz ao que possivelmente tornará o Brasil um lugar melhor para se viver, com prevenção de problemas agravados por uma crise ética e de identidade.

Estamos prontos para dar presença e visibilidade para uma área estratégica que emprega, gera renda, ensina, cria esperança. Lutaremos para revelar a importância e articular uma causa desprestigiada por poucos.

É disso que este manifesto trata: com mais cultura, a sociedade se torna mais plural, mais diversa, mais tolerante, mais harmoniosa, mais inclusiva, amplia nossa visão de mundo, nos aproxima do outro e nos conecta fisicamente onde o virtual é dominante.

15 de agosto de 2017

Hoje: O Melhor está contando com você!

O Melhor da Cultura precisa do seu apoio na petição «omelhordaculturadestinatario@gmail.com: Manifesto em Favor da Cultura». Junte-se agora a O Melhor e mais 2.806 apoiadores.