Oficialização da Feira Beco do Inferno no Calendário Cultural da Cidade de Sorocaba -SP

Oficialização da Feira Beco do Inferno no Calendário Cultural da Cidade de Sorocaba -SP

Início
4 de agosto de 2022
Assinaturas: 1.530Próxima meta: 2.500
Apoie já

A importância deste abaixo-assinado

A Feira Beco do Inferno é uma Manifestação Cultural que surgiu em junho de 2016 por iniciativa de um grupo de artistas da cidade, onde viram-se sem oportunidades de mostrar seus trabalhos.

Através das redes sociais foi anunciada a ideia que teve adesão de dezenas de artistas, com isso a feira foi acontecendo, crescendo e legitimando seu espaço dentro da cidade. O nome "beco do inferno" se deve ao resgate histórico da antiga nomenclatura da rua Leite Penteado onde a feira começou e realizou 10 edições bimestrais de 2016 à 2017. 

Com o crescimento da demanda e do público a feira se mudou no inicio de 2018 para a Praça Frei Baraúna, mantendo o mesmo nome da qual ficou conhecida e ali também realizamos 10 edições até junho de 2022.

Toda a organização é feita de maneira independente, onde pessoas da classe cultural da cidade assumem funções voluntárias para a realização dos eventos, todas as despesas como banheiros químicos, som e agora gerador de energia são divididos entre todos os feirantes que participam do evento. Sempre contamos com a autorização do poder público e colaboração da URBES, SAAE e Guarda Municipal através de solicitações o ofícios.

Atualmente em cada edição da feira a média é de 250 inscritos em 24horas de formulário aberto, onde selecionamos cerca de 140 feirantes de arte, artesanato, literatura, moda e gastronomia, todos de Sorocaba. Através de pesquisas feitas em 2020 a participação é 85% de mulheres e todas contam com a feira como um complemento na renda familiar, ajudando assim o sustento da casa, comprando alimentos, pagando aluguel, contas etc. 

Todos os trabalhos expostos e vendidos durante a feira são autorais, feitos artisticamente e artesanalmente pelas próprias feirantes, sendo proibida a revenda de qualquer produto industrializado ou de terceiros.

As apresentações artísticas que ocorrem durante o evento são de artistas da cidade que entram em contato para poderem mostrar sua música, peça teatral, performance, dança etc. A maioria de maneira acústica ou com o uso de poucos equipamentos de som. Em cada edição há cerca de 7 apresentações na área do "palco" que é na verdade o asfalto delimitado em frente ao prédio da antiga Oficina Grande Otelo.

Viemos através desta petição pedir seu apoio para que a Feira Beco do Inferno integre o Calendário Oficial dos Eventos Culturais da Cidade de forma a garantir sua realização bimestral e permanente, mantendo a organização através dos agentes culturais que já administram a feira desde seu inicio. A feira Beco do Inferno já é um Patrimônio Cultural da cidade fomentado pela classe artística e cultural e reconhecido por toda a população da cidade.

Apoie já
Assinaturas: 1.530Próxima meta: 2.500
Apoie já