Contra os cortes de gastos nas universidades públicas brasileiras.

Contra os cortes de gastos nas universidades públicas brasileiras.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!
Com 100 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Daniele Sousa criou este abaixo-assinado para pressionar O Ministério da Educação (MEC)

A educação é um direito de todos, e segundo o ECA:

Artigo 53 da Lei n° 8.069 de 13 de Julho de 1990.

Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se lhes:

 I - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

 II - Direito de ser respeitado por seus educadores;

 III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias e escolares superiores;

 IV - Direito de organização e participação em entidades estudantis;

 V - Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

 A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentou, em entrevista coletiva no dia 12/05/21 a situação orçamentária da instituição. A maior universidade federal do país afirma correr o risco de ter de fechar no meio do ano por falta de verba. E a instituição não é a única a sofrer com a redução de recursos no país. Em 11 anos, o orçamento do MEC para as universidadesfederais caiu 37%.

Como mostrado no gráfico, de acordo com dados da assessoria de imprensa da UFRJ o orçamento discricionário da universidade caiu R$ 340 milhões em 10 anos: de$ 639 milhões em 2011 para R$ 299 milhões em 2021.

Ajude esse abaixo assinado a chegar no Ministério da Educação (MEC) e garanta seu futuro e o futuro dos seus filhos e/ou de seus familiares, já que a segunda melhor universidade do Brasil e a terceira melhor universidade da América Latina (UFRJ) teve um grande corte no orçamento.

“Nós, da administração, vamos manter a universidade aberta até o último recurso. Não há nenhuma intenção de fechar a universidade, mas estamos alertando que, com esse orçamento, pode não ser possível. Chega um momento que tem um limite e esse limite vai depender, inclusive, da solidez financeira dos nossos fornecedores.” Diz vice-reitor.

Se a UFRJ fechar teremos uma queda significativa na educação, a universidade abrange39.228 mil alunos matriculados que terão seu ensino prejudicado caso a universidade feche. Isso prejudicará o Brasil inteiro, pense nisso!

Link do nosso Instagram: https://instagram.com/universidades_em_apuros?utm_medium=copy_link

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!
Com 100 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!