Nova sede para a Biblioteca Pública Municipal de Palhoça

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!


Desde a década de 70, a Biblioteca Pública Municipal Guilherme Wiethorn Filho se propõe em servir aos cidadãos da Palhoça de forma compromissada em seus serviços essenciais de acesso à informação como: empréstimo de livros, ajuda em pesquisas, informações sobre a cidade, atividades culturais, cursos profissionalizantes e etc. Com recursos escassos, a ajuda constante da população para melhoria do acervo (doações de livros) e a boa vontade de voluntários para trazer eventos, atrações culturais e projetos em prol da cidadania, a biblioteca tem sobrevivido por anos, mesmo com diversas mudanças de local de atendimento em sua trajetória.

Entre os anos de 2011 e 2017 ela estava instalada na área central da Palhoça, no Edifício Gustavo Kirchner, Avenida Prefeito Nelson Martins, facilitando ao acesso de seus frequentadores e possibilitando atividades culturais, de lazer e educativas para a população. No ano de 2018 a biblioteca foi obrigada a sair do endereço sem razões plausíveis ou explicações à população. Antes bem localizada na região central, atualmente a biblioteca está alocada nas dependências da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), em uma sala pequena que não comporta o acervo diversificado e em constante expansão que deve suprir a demanda do município.

Projetos em andamento tiveram que ser encerrados, parcerias com a comunidade artística colocadas em espera, eventos de fomento à leitura e cultura impossibilitados e a invisibilidade da Biblioteca para a população. A sala não possui espaço suficiente para o funcionamento de atividades básicas e essenciais em uma biblioteca.

Atualmente não há mobiliário adequado para atendimento como mesas e cadeiras de estudos, não há espaço adequado para as crianças aproveitarem as estantes de literatura infantil, as estantes não possuem espaço suficiente para passagem das pessoas na hora de procurarem os livros (Devido a mudança, tudo ficou muito reduzido), não há acesso á internet gratuito, a retirada de computadores de consulta e pesquisa, não há orçamento para assinatura de jornais de circulação nacional para a população (Acesso aos Classificados), a equipe da biblioteca está em déficit de 3 funcionárias (2 aposentadas, 1 realocada para outro setor), humanamente possível tentando se distribuir e trabalhar no local pequeno, podendo ter o risco de acidentes e infelizmente o visível desconforto do público ao ver que ali não pode ficar por muito tempo.

Por muitos anos a biblioteca está sendo prejudicada pelo descaso e abandono das responsabilidades e deveres que a Prefeitura Municipal de Palhoça tem com seus moradores e o Patrimônio Cultural e Literário da cidade. Não há um local de referência para que os cidadãos possam encontrar informações rápidas, que possam ter um momento de lazer e cultura, de estudos ou de uso do espaço coletivo para melhorar a comunidade. 

Com esse abaixo-assinado esperamos que as autoridades do município notem a urgência de mudanças e se sensibilizem de que o patrimônio mantido na Biblioteca Pública Municipal Guilherme Wiethorn Filho vai além dos livros que ali estão alocados, mas sim o conhecimento disponível para seus cidadãos que a frequentam. E por meio da biblioteca a população pode ter acesso à Educação, Informação, Cidadania plena e Cultura.

Com a sua ajuda, levaremos as reivindicações para as autoridades responsáveis no município e órgãos competentes. Compartilhe esse abaixo-assinado com a hashtag #TodosPelaBibliotecaPalhoca para unirmos mais vozes e garantir que nossos direitos sejam respeitados.

Deixe seu apoio curtindo a página da Biblioteca no Facebook e visite o local para verificar as condições em que está operando.
faz parte de Associação de moradores, grêmio estudantil de escola, sociedade civil organizada, ONG de Palhoça? Entre em contato conosco e nos ajude nessa batalha! Email: todospelabibliotecapalhoca@gmail.com

Por uma nova sede, ampla, digna e como referência para Cultura, Lazer e Educação no município de Palhoça/SC!

Biblioteca Pública Municipal Guilherme Wiethorn Filho precisa de uma nova sede já!