Super Smash Bros. (e jogos da Nintendo) em Português!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

Português

Na era da 3DS e Wii U, a Nintendo apostou pela primeira vez na língua portuguesa localizando, mais notoriamente e além do firmware dessas consolas, os jogos do Mario e Super Smash Bros..

Com a chegada da Nintendo Switch, muitos ficaram satisfeitos por ver que a Nintendo continuaria a apoiar o português, mas esse sentimento depressa se dissipou ao verificar que este "apoio" se limitaria ao firmware da consola e a anúncios.

Primeiro Breath of the Wild, depois Super Mario Odyssey e agora o site do novo Super Smash Bros. para a Switch não dá opção de português. É uma grande desilusão para quem vê estes grandes jogos ignorarem por completo a sua língua, numa atitude sem motivo aparente por parte da Nintendo.

Relembramos que as outras duas línguas europeias introduzidas na era da 3DS e Wii U (russo e neerlandês) continuam a receber jogos localizados, apenas sendo o português posto de parte.

Com esta petição queremos que a Nintendo:

• Localize o novo Super Smash Bros. para português;
  • Faça actualizações que adicionem a opção de português para os grandes títulos existentes, como aconteceu com chinês e coreano em Breath of the Wild;
  • Considere sempre o português na localização de jogos futuros.

Português de Portugal ou português do Brasil?
Ambos. Chamar "português de Portugal" a esta variante é quase uma falácia. É a variante falada não só em Portugal, mas também ensinada em Espanha, é uma minoria significante em Andorra e no Luxemburgo e é a norma padrão dos países lusófonos (à excepção do Brasil), o que dá um total de cerca de 55 milhões de falantes (mais do que o neerlandês que não perdeu o apoio na Nintendo Switch). A variante do Brasil adiciona a esse número cerca de 205 milhões de falantes, o que eleva a língua portuguesa a 6ª língua mais falada no mundo. Ambas as variantes têm regras próprias que merecem ser respeitadas em localização.

Esperamos que com esta petição a Nintendo se sensibilize para este tema e reforce a sua aposta tanto em Portugal, como no Brasil, como na língua portuguesa.

English

During the 3DS and Wii U era, Nintendo supported for the first time the Portuguese language by localizing, most notably, those consoles' firmware and Mario and Super Smash Bros. games.

With the arrival of Nintendo Switch, many were pleased to see that Nintendo would continue supporting Portuguese, but that feeling quickly vanished when we realized that support would be limited to console firmware and advertisements.

First Breath of the Wild, then Super Mario Odyssey, now the website for Super Smash Bros. for the Switch lacks a Portuguese option. This is a huge disappointment for those who see these great games completely ignore their language, in a seemingly nonsensical atitude by Nintendo.

We remind you that the other two european languages introduced in the 3DS and Wii U (Russian and Dutch) are still getting localized games, only the Portuguese language is being ignored.

With this petition we want Nintendo to:

• Localize the new Super Smash Bros. in Portuguese;
  • Release updates that add Portuguese as an option to the current big titles, just as it was done with Chinese and Korean in Breath of the Wild;
  • Always consider Portuguese when localizing future games.

Portuguese of Portugal or Brazilian Portuguese?
Both. Calling it simply "Portuguese of Portugal" is almost an error. This variety of the language is not only spoken in Portugal, but it is also taught in Spain, it's spoken by a significant minority in Andorra and Luxembourg, and it's the standard norm for the Portuguese-speaking countries (except Brazil), for a total of approximately 55 million speakers (more than the Dutch language, which didn't lose support on Nintendo Switch). The Brazilian variety adds to this number around 205 million speakers, which brings the Portuguese language to the 6th most spoken in the world. Both varieties have their own rules that must be respected in localization.

We hope that with this petition Nintendo is more aware and reinforces their support on Portugal, Brazil and the Portuguese language.

Hoje: Luis está contando com você!

Luis R. C. Leão precisa do seu apoio na petição «Nintendo of Europe: Super Smash Bros. (e jogos da Nintendo) em Português!». Junte-se agora a Luis e mais 86 apoiadores.