NÃO privatizem o Mercado Público de Porto Alegre! #SalveoMercadoPúblico

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 5.000!

O Mercado Público comemorou 150 anos no início de outubro. Dias antes, o prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan anunciou que espera lançar até novembro o edital de concessão da gestão do Mercado Público e, até março de 2020, assinar o contrato com uma empresa privada para administrar o espaço. O prefeito quer uma empresa mandando no Mercado Público cujo gestor privado administraria o local pelo período de 25 ANOS (!!). Hoje o Mercado opera com 106 mercadeiros (microempresários) e emprega mais de 1200 trabalhadores que sustentam suas famílias, algo em torno de 4000 pessoas. Com a concessão, não está garantido que os atuais mercadeiros e trabalhadores permaneçam no Mercado, e esses já demonstraram seu medo em relação ao futuro desse pedaço da história de Porto Alegre.

Empresários poderão locar os boxes dos permissionários que provavelmente não poderão concorrer com o grande capital (como grandes mercados, lojas de conveniência, etc). O Mercado, que é Público, está prestes a se tornar privado, uma espécie de shopping, e há pouco tempo para revertermos essa decisão do prefeito. Por isso vamos defender o patrimônio histórico, cultural e público da capital dos gaúchos. Não vamos deixar que vendam o que é nosso! Por isso dizemos: NÃO à privatização do Mercado Público de Porto Alegre. Assine e compartilhe essa petição para que chegue ao prefeito nossa vontade. Quanto mais vozes ecoando juntas, maior o barulho.

*Ao assinar, dou meu consentimento para o armazenamento de meu e-mail pelas organizadoras da petição para o recebimento de causas similares.