NÃO ao fechamento do Cine Victoria em Porto Alegre!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!


O Cine Victoria, localizado no coração do Centro Histórico de Porto Alegre, está ameaçado de fechar em menos de um mês. Os administradores do Edifício Reunidos, na Travessa Acilino de Carvalho (Rua 24 Horas), onde fica o cinema, já entregaram uma notificação extrajudicial, exigindo que os locatários desocupem o espaço até o dia 6 de setembro de 2018.

A comunidade de moradores e frequentadores do Centro Histórico e os apreciadores da sétima arte não aceitam o que seria o fim de mais uma opção cultural no bairro, por três motivos fundamentais:

  1. Cultura para todos – O cinema oferece ingressos a partir de 7 reais, democratizando o acesso ao entretenimento e à cultura para milhares de pessoas que não têm condições de frequentar salas de shopping e pagar o dobro ou mais e ainda arcar com o custo do transporte.
  2. Segurança – A ocupação do Centro Histórico é item essencial para a redução da criminalidade no bairro, fazendo parte inclusive de políticas públicas da Prefeitura Municipal e de iniciativas corajosas de empreendedores como os comerciantes da escadaria da Borges (Viaduto Otávio Rocha). Neste contexto, o fechamento de um ponto comercial que aglutina pessoas de bem seria um retrocesso para a comunidade.
  3. História – o Cine Victoria existe há mais de 65 anos e faz parte do patrimônio cultural de Porto Alegre. Além do estreito vínculo com a cidade, as instalações do cinema têm valor histórico inestimável. Os registros começam em 1940, quando ainda se chamava Cine Teatro Vera Cruz, passando pelo fechamento em 1950 e reabertura em 1953, já com o nome Victoria.

Além disso, o fechamento do cinema prejudicaria negócios familiares como o dos próprios administradores do cinema, bem como as lojas do entorno, que se beneficiam do movimento gerado por quem frequenta as salas de exibição.

Tendo em vista o exposto acima e que a notificação foi entregue sem negociação prévia para renovação do contrato, nós, cidadãos de Porto Alegre, pedimos que a administração do Edifício Reunidos S. A. reconsidere sua posição e retome as negociações, oferecendo ao atual locatário uma proposta realista e que viabilize a permanência do cinema onde está, continuando a atender aos anseios da comunidade onde o Edifício Reunidos está inserido.



Hoje: Paulo está contando com você!

Paulo Souza precisa do seu apoio na petição «NÃO ao fechamento do Cine Victoria em Porto Alegre! Esse é um local histórico!». Junte-se agora a Paulo e mais 1.331 apoiadores.