0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

Carta aberta à Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro e ao Prefeito Marcelo Crivella:

Foi com muita indignação que recebemos a notícia de que no ano letivo de 2018 a prefeitura não fornecerá agendas para as crianças das creches municipais. Trata-se de uma medida que traz prejuízos pedagógicos e econômicos para crianças e famílias!

Portanto, nós, pais, mães e responsáveis das creches municipais do Rio de Janeiro, reivindicamos que seja mantido o fornecimento de agendas para as crianças de todas as creches municipais!

A agenda é um instrumento fundamental para o acompanhamento do cotidiano das crianças na creche. Por lá, podemos acompanhar o que ela fez ao longo do dia, que atividades foram propostas, se e quanto comeu, dormiu etc. Ou seja: tudo que é necessário para saber como está ocorrendo o desenvolvimento da criança nessa etapa tão fundamental da sua vida.

Dado que o número de funcionários de cada creche também não costuma ser o ideal para a quantidade de crianças recebidas, a agenda também não pode ser qualquer uma, mas sim uma que facilite o trabalho de registro diário por parte das professoras. Como as que prefeitura sempre forneceu!

Caso essa medida se confirme, teremos também outro problema: as famílias terão ainda mais gastos com material escolar. Como se sabe, ao longo dos anos vários materiais já deixaram de ser fornecidos pela prefeitura - como a mochila, por exemplo. Nem todas as famílias têm condições de arcar com esses gastos, não sem algum sacrifício, mas acabam arcando, porque sabem que não são gastos, mas investimentos no futuro da sociedade como num todo.

Essa mesma preocupação deveria ter o poder público: a de garantir um futuro melhor para nossas crianças e, assim, para todos nós. E isso não se faz sem investir em educação, que é um direito básico de todos nós!

Hoje: Germano está contando com você!

Germano Nogueira Prado precisa do seu apoio na petição «Não ao corte do fornecimento de agendas nas creches municipais do Rio de Janeiro!». Junte-se agora a Germano e mais 600 apoiadores.