Abaixo-assinado encerrado

Não ao aumento do número de vereadores em Uberaba

Este abaixo-assinado conseguiu 6.457 apoiadores!

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 06/2017, que dispõe sobre o aumento do número de vereadores de 14 para 21, a partir da Legislatura de 2021, foi aprovado (1ª votação) na Câmara de Uberaba. A votação ocorreu na tarde desta sexta-feira (24/11) e a segunda votação está prestes a acontecer. O projeto teve 13 votos favoráveis e apenas um contra.

Atualmente, cada um dos 14 vereadores da Câmara de Uberaba recebe um salário bruto de R$ 12.230,65, o que gera um gasto mensal de pouco mais de R$ 171.229,10 para o município. Ao ano, esse valor chega a R$ 2.054.749,20. Esses valores são apenas de salários dos vereadores. Se for contabilizada a verba para contratação de assessores a que cada um tem direito, são mais R$ 33 mil. Ou seja, só em salários de assessores todos os 14 vereadores têm o direito de gastar R$ 462 mil por mês.

O gasto com os salários de sete novos vereadores deixaria a conta mais salgada para o município. Passaria de R$ 2 milhões para R$ 3.082.123,80. Ou seja, aumentando o número de parlamentares e, consequentemente, o número de assessores, o valor total vai subir para R$ 8.120.123,80 - uma diferença de mais de R$ 500 mil em relação ao que é gasto hoje (um valor anual de R$ 7.598.749,20).

Somos totalmente contra o aumento de vereadores e apoiamos  o Projeto de Lei nº 438/2017 (também já votado no dia 24/11), que dá nova redação à Lei nº 10.675/2008 visando à redução dos valores limites para nomeação de assessores parlamentares. Os recursos serão reduzidos de cerca de R$ 33 mil para cerca de R$ 20 mil, mas essa redução não pode ser motivo para justificar o aumento do número de vereadores.

Assine este abaixo-assinado para pedir que a proposta de aumento de vereadores em Uberaba não seja aprovada.

(Os dados foram retirados da matéria publicada no G1 no dia 24/11/17).

Hoje: Elioenai está contando com você!

Elioenai Amuy precisa do seu apoio na petição «Não ao aumento do número de vereadores em Uberaba.». Junte-se agora a Elioenai e mais 6.456 apoiadores.