Abaixo-assinado encerrado

Este abaixo-assinado conseguiu 406 apoiadores!

Atualmente no Brasil, ainda sabe-se pouco sobre a prevalência, fenomenologia e tratamento do MUTISMO SELETIVO. Embora o Mutismo Seletivo ainda seja caracterizado como uma “síndrome rara” está começando a ser mais conhecido e estudado pelos profissionais da área da saúde e educação.
Segundo o Manual Diagnostico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM IV), o mutismo seletivo, é o fracasso persistente em falar em situações sociais especificas (por ex., escolas, com colegas de brincadeiras). É ligeiramente mais frequente no sexo feminino, e acomete aproximadamente 1% dos indivíduos vistos em contextos de saúde mental. Entretanto pesquisas recentes na área mostram que o mutismo atinge 7 a cada 1000 crianças.
A bibliografia atual descreve o Mutismo Seletivo (mutismo eletivo), através de perspectivas muito diferentes havendo ainda algumas discordâncias entre os pesquisadores. Alguns autores consideram-no como “problemas de comunicação” ou “estados de ansiedade”, vivenciado pela criança. É provável que o Mutismo Seletivo seja um transtorno com etiologias variadas.
Geralmente o Mutismo seletivo se inicia por volta dos 3 a 5 anos de idade podendo persistir até a adolescência. Não há uma causa específica. Frequentemente o Mutismo deixa de ser diagnosticado por falta de conhecimento de pais e profissionais e não raramente é confundido com autismo ou outras patologias. Vamos sair do silêncio e mudar esta realidade!

Hoje: elisa está contando com você!

elisa vieira precisa do seu apoio na petição «Mutismo Seletivo, você sabe o que é? Nós precisamos ajudar milhares de crianças a saírem do silêncio e a terem uma vida mais feliz!». Junte-se agora a elisa e mais 405 apoiadores.