Baixo assinado para a imunização de cuidadores de idosos autônomos.

Baixo assinado para a imunização de cuidadores de idosos autônomos.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!
Com 100 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
LUIZ ANTONIO LANA criou este abaixo-assinado para pressionar Município de São José e secretaria de saúde Sc.

Cuidadores de idosos domiciliares são do grupo prioritário de vacinação contra a covid-19.

O Ministério da Saúde considerou os cuidadores de idosos no grupo de prioritários do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 em janeiro de 2021. No entanto, somente os profissionais que trabalham em Instituições de Longa Permanência para Idosos, foram vacinados até o momento. Cuidadores que atuam em domicílios não foram considerados até então.

Na luta por esse direito, as associações profissionais de cuidadores têm realizado várias ações reforçando a importância da imunização desses profissionais que, embora ainda não tenham a profissão regulamentada, são essenciais ao controle de doenças durante a pandemia da covid-19 (Lei 14.023 de 2020).

O Ofício nº 234/2021/CGPNI/DEIDT/SVS/MS de 11/03/2021, da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunização/MS enviado às Coordenações Estaduais de Imunização, incluiu os profissionais que atuam em cuidados domiciliares (cuidador de idosos), nas orientações técnicas de vacinação do grupo prioritário “Trabalhadores da Saúde” da Campanha. Mas a grande maioria dos estados e municípios continua ignorando os cuidadores de idosos domiciliares no grupo de prioritários.

Diante disso, as associações de cuidadores ACIERJ, ACIRMESP, ACICAREM, ACIS-GORM ACI_MG e ACP solicitam que os governadores e prefeitos parem de ignorar a prioridade de vacinar os cuidadores de idosos domiciliares e liberem doses de vacinas para esses profissionais, além de orientarem as Unidades Básicas de Saúde para considerarem como prova do trabalho quaisquer dos seguintes meios: registro da CTPS ou declaração do contratante, conforme a Nota Pública do Ministério Público do Trabalho de 25/02/2021.


Vacinação já para todos os cuidadores de idosos

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!
Com 100 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!