Abaixo-assinado encerrado

Manifesto das Mulheres pela candidatura de Juliana Cardoso à Presidenta do PT Municipal

Este abaixo-assinado conseguiu 93 apoiadores!


Manifesto das Mulheres pela candidatura de Juliana Cardoso à Presidenta do PT Municipal.

O Brasil vive a maior crise politica e social desde a ditadura militar. O PT governou por treze anos, promovendo muitas mudanças na vida da classe trabalhadora brasileira. É consenso, que tanto seus acertos como erros foram o pano de fundo para o impeachment da nossa presidenta Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente do Brasil.

Este processo escancarou a fragilidade e o grau de burocratização do PT, um partido até então referência tanto para a esquerda organizada quanto para milhares de pessoas neste país. Embora parte expressiva da militância petista, atuante também nos movimentos sociais tenha  se engajado na resistência e no enfrentamento ao  golpe na rua, o Partido como tal não foi visível, não assumiu o protagonismo que se esperava na luta contra o golpe. A direção do PT e seus Parlamentares  acreditaram até o ultimo minuto numa solução construída em acordos de gabinete.

Queremos um partido em que os cargos parlamentares possam ser um instrumento para a luta politica, que reforce um projeto de transformação da sociedade.   A atuação parlamentar da companheira Juliana Cardoso, que tem como uma de suas diretrizes  o compromisso com a pauta dos movimentos sociais e principalmente das mulheres, em nenhum momento hesitou em defender a permanência da questão de  gênero no Plano Municipal de Educação, quando o mesmo estava em discussão na Câmara Municipal.

É este partido que queremos construir com Juliana Cardoso na presidência municipal. Queremos um partido que preze pela democracia interna. Que tenha referência nos movimentos sociais e suas pautas, atuando, portanto, para fortalecê-los.  Que traga escute sua militância, trazendo-a de volta para as suas instâncias internas do partido, como forma de oxigenar  seu funcionamento .

Queremos um Partido em que os embates, elaborações e ações politicas passem pelas discussões coletivas  do Partido.  

Queremos uma mudança radical para reconstruir o partido, e com isso também fortalecer instâncias fundamentais como a secretaria municipal de mulheres do PT, secretaria de combate ao racismo, secretaria LGBT, secretaria de movimentos sociais, instâncias estas fundamentais para enfrentar a conjuntura conservadora da sociedade que se expressa com cada vez mais violência e misoginia contra a mulher, com cada vez mais racismo e  cada vez mais preconceito e violência contra a população LGBT. Infelizmente nosso Partido não está imune a esse Conservadorismo, a essa ideologia  machista, por isto sua reconstrução passa por fortalecer estas lutas históricas contra toda a opressão.

A retomada da capacidade de mobilização e de organização da  luta do PT é hoje indispensável se quisermos, de fato, um partido capaz de lutar por mudanças sociais profundas, de disputar uma política anticapitalista, antirracista e antipatriarcal,  e  capaz de fazer frente ao retrocesso político, ideológico e social que vem prevalecendo no Brasil hoje.

Queremos um partido que enfrente o desafio de lutar por uma sociedade com igualdade e paridade entre mulheres e homens; que retome o esforço de construção de uma política feminista unitária, capaz de enfrentar os conflitos que o partido vem enfrentando quando se propõem a construir, como aqui nos propomos um partido e um projeto político de esquerda popular , feminista e anti-racista.

Como diz uma feminista espanhola “Celia Amorós” “o importante não é somente que as mulheres ocupem o espaço público, senão o que dizem nele”  É pelo que tem dito e feito a Companheira Juliana Cardoso no espaço público que a apoiamos, na certeza de que esta companheira militante lutadora será capaz de enfrentar o desafio de reconstruir o PT a partir de suas bases e do debate coletivo, da valorização das lutas e dos movimentos sociais.

Assinam este documento:

Alana Moraes

Aline Andrade Rocha

Ana Alves Dias

Ana Lidia O Aguiar

Ana Maria Isidoro

Ana Maria Cardoso

Ana Regina de Luna

Ana Lucia Cavalcante

Andreza Gemelgo

Bárbara Lopes

Camila Cristina Furchi

Carla Bezerra

Carla Carvalho

Carla Vitoria

Carol Moraes Soares

Carol Protesto

Cecília Cleonice Martins

Chaia Schainer

Cláudia Alves Pereira

Cleusa Garcia 

Cristiane Vieira

Cristina de Cássia

Cristina Navarro

Daniela Lucatto

Danielle Ortega P. Campos

Daniely Crystine Gomes

Dulce Muniz

Edivan de Souza B. Barbosa

Edma Valquer

Edna Lucia Ferreira

Eleonora Menicucci

Eliane Morais

Elisabete Ribeiro Fernandes Viana

Erika F. Berge Campana Sato

Fátima Arap

Fátima Santos

Fermina S. Lopes

Francisca Iranildes de Carvalho

Iris Helena (Dinha)

Isabel Oliveira

Ivaneide de Carvalho

Jéssika Martins Ribeiro

Jordana Dias Pereira

Juliana Ribeiro Conz

Juçara Terezinha Zottis

Júneia Batista

Karina Morais

Larissa D'Alkimin

Lea Marques

Leonor Mata da Silva

Liliane Gomes dos Santos

Marcia Brandão

Maria Aparecida Silva

Maria Araci dos Santos

Maria Auxiliadora

Maria Cícera Salles

Maria Creusa S. Santos

Maria de Fátima de Souza

Maria Filomena

Maria José E Ferreira

Maria Jucicleide Furtado

Maria Luiza Costa

Maria Niuza F. da Silva

Mariana Mazzini

Marilen Rosa

Marilini Martino

Marina de L. Onofre

Marina Z. Ganzarolli

Marisa Conde

Marisilda Silva

Maristela Monteiro

Marta Baião

Miriam Nobre

Moara Correa Saboia

Nalu Faria

Patricia Rodrigues Pagu

Paula Masulk

Priscila Ferreira Brito

Rachel Gama Buthers

Rachel Moreno

Raquel Fernandes 

Regina Gomes

Rita C. Quadros

Rosalina De O. Santana

Roseli Lopes Campos

Silvana Salles

Silvana Zuccolotto

Sonia Alves Calió

Sonia Coelho

Sonia Maria dos Santos

Stéfanni Mota

Tania Regina V. da Silva

Tatau Godinho

Tereza Lara

Tica Moreno

Vanilda Anunciação

Vera Lúcia Ubaldino Machado

Vera Soares

Yasmin Cascone

Assine você também! Contamos com todas vocês.



Hoje: Juliana está contando com você!

Juliana Cardoso precisa do seu apoio na petição «MULHERES: Manifesto das Mulheres pela candidatura de Juliana Cardoso à Presidenta do PT Municipal». Junte-se agora a Juliana e mais 92 apoiadores.