Mudança da pista do skate para outro local em Curitiba

Já assinou 0 pessoa. Ajude a chegar a 200.

A pista do skate, situada na praça do Redentor, ao lado do cemitério Municipal, no bairro São Francisco, é atualmente um dos maiores pontos de tráfico de drogas de Curitiba a céu aberto. Na comunidade do bairro predomina a insegurança, a insatisfação com a depredação das casas, a pichação constante de grafiteiros, a barulheira desenfreada até clarear o dia nos finais de semana, pessoas urinando nas portas e portões dos moradores, enfrentando os mesmos quando reclamam dessas atitudes, num manifesto de atentado ao pudor, pois vêm urinar justamente em nossos portões com crianças perto, quando deveriam urinar dentro dos bares que vendem a bebida que consomem. Queremos salientar à Prefeitura Municipal de Curitiba, para ficar atenta com relação à falta de estrutura de alguns bares inaugurados recentemente defronte a praça Redentor, devido os mesmos não atenderem as exigências sanitárias de órgãos competentes, principalmente no quesito banheiros, que conforme exigência municipal, devem estar em conformidade com o princípio da proporcionalidade e razoabilidade se adequando ao movimento individual de cada bar, mantendo mais urinóis para atenderem sua demanda.

Somado a isto, pessoas com intenções escusas, aproveitam-se da pista do skate para tentarem justificar sua permanência ininterrupta no local, fazerem o aliciamento daqueles que não tem ocupação, para praticarem crimes. Não faz muito tempo, houve um episódio envolvendo um laranja do tráfico na região, que foi assassinado em plena pista. Temos que valorizar o esporte como um todo, isto é algo bom e deve ser mantido pelas autoridades, mas neste local residencial no coração de Curitiba, se desenvolveu uma situação caótica, devido principalmente à falta de infraestrutura e segurança oferecidas pelo Poder Público aos moradores e frequentadores do local. Outra questão importante, é a permanência constante de menores neste local, inclusive ainda bem crianças sem a companhia dos pais, em horários noturnos, onde o tráfico e o consumo de drogas aumentam, estando os menores à mercê desse tipo de ilicitude.

Solicitamos as autoridades competentes a mudança da pista do Skate, para outro local, predeterminado pelo Poder Público, por entender que ela se tornou uma referência, um sustentáculo para o tráfico de drogas e vadiagem daqueles que se aproveitam desse local como subterfúgio para a prática de crimes.

Tentando minimizar este conflito social, indicamos outros locais em Curitiba e destacamos desde já, uma opção, um local mais apropriado, como o da imagem acima, local bem amplo e praticamente abandonado, situado na rua ManifeTacla no bairro Pilarzinho, onde poderia ser construído um grande centro esportivo, não só para o skate, mas também para outras modalidades de esporte, pois todo esporte é bom, gera responsabilidade social e ocupa os jovens. Conjuntamente à nova pista, poderia ser criado por iniciativa popular ou privada, escola para gerir o desenvolvimento e prática do esporte, um centro esportivo geral bem longe da cracolândia.

As autoridades de Curitiba não conseguiram evitar a permanência da cracolândia no Largo da Ordem, e aqui na Praça do Redentor no bairro São Francisco está se tornando uma extensão do Largo da Ordem e ponto de aglomeração em massa, da periferia metropolitana e de cidades circunvizinhas, que tem dominado o local. A mudança da pista do skate quebraria este elo, trazendo mais segurança e tranquilidade aos seus moradores e distanciamento da Cracolândia.

No local da pista do skate, localizada na praça Redentor, poderia ser criado um órgão público ou por iniciativa privada que certamente atendesse melhor a população do bairro São Francisco, da Mercês e do centro de Curitiba, órgão que deveria ser escolhido por votação da comunidade, em benefício da coletividade, apenas como exemplo um centro médico,  uma UPA ou simplesmente uma praça para podermos sair com nossos filhos, podermos sentar, tomarmos um sorvete, participar de atividades culturais, como era antigamente, onde a capoeira e outras lutas marciais ganharam o mundo, com o Mestre Nélio, o Rudimar, o Pelézinho(Pelé),  e outros grandes mestres de renome nacional e internacional, sendo a praça do Redentor uma referência em Curitiba.

Hoje o local é inteiramente inapropriado para se ter uma pista do skate, principalmente devido à falta de políticas públicas na infra estrutura e segurança do local, iluminação precária e principalmente por ser o elo de ligação da cracolândia e aliciamento de desocupados para a prática de crimes na região.

Este fantástico esporte tem que ser levado mais a sério pelas autoridades, pois também trata-se de um esporte referência em Curitiba, mas entendemos que hoje as circunstâncias são outras e os cidadãos do bairro São Francisco, Centro e Mercês, possuem os mesmos direitos daqueles, pois trata-se de um direito potestativo, que interfere na esfera alheia e consequentemente também em toda a coletividade.

Precisamos fazer valer nossos direitos, ratificar esta isonomia que consagra a Constituição Federal, onde todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no país, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Precisamos ter nossos direitos resguardados. Buscamos preservar a região e resgatar seu valor histórico, fazendo valer o sentimento legal que preceitua a Constituição Federal,  lutarmos pelos nossos direitos, direitos daqueles que aqui vivem, buscando a construção de uma sociedade mais livre, justa e igualitária, em que devem prevalecer o respeito e a solidariedade.

Eliel Stevão

Bacharelando em Direito

Hoje: Comunidade está contando com você!

Comunidade bairro São Francisco, Mercês e Centro de Curitiba precisa do seu apoio na petição «Mudança da pista do skate para outro local em Curitiba». Junte-se agora a Comunidade e mais 125 apoiadores.