Petition Closed
Petitioning Secretario Nacional das Naçoes Unidas

Movimento de Salvaçao Nacional de Guiné-Bissau

O Movimento de Salvação Nacional de Guiné-Bissau (MSN/GB), é, como indica o nome um movimento que tem como único  objectivo salvar a nossa terra. Não é um partido, não é uma organização, não é uma associação.

Se concordas com a evidéncia que se encontra no texto, assina e junta-te ao Movimento.

O Abaixo assinado é um grito de Socorro do Povo Guineense. Assinando , juntas a tua voz para que possamos gritar alto,forte e de uma só voz: BASTA !

Excelentíssimo Senhor Secretario Geral das Nações Unidas,

Sua Excelência Ban Ki-moon,

As cidadãs e os cidadãos Guineenses abaixo assinados, com base no artigo  75° e 76° da Carta das Nações Unidas, vem por este meio requerer junto à Magna instância que V.Exa preside que o território de Guiné-Bissau seja colocado  em  regime  de tutela internacional sob a autoridade das Nações Unidas.

Consicentes de que é provavelmente   a primeira vez na história do direito internacional que os cidadãos de um estado  formulam um tal pedido, permita-nos indicar  as razões que nos levaram   à optar pelo presente requerimento, que consideramos ser   o último recurso para salvar o nosso povo e recuperar a soberania perdida.

Com a derrota nas matas da Guiné-Bissau do colonialismo português , nasce a esperança de uma nova vida para o Povo Guineense : educação, saúde, trabalho para todos num Estado independente

A dignidade perdida com a colonização portuguesa  seria assim reconquistada.

Mas a esperança de uma vida nova, não passou disso mesmo : uma esperança.

Os ideais de Amilcar Cabral e daqueles  combatentes que deram as suas vidas para uma Guiné-Bissau Independente foram traídos.

-Traídos pelo partido único (PAIGC) que governou a Guiné-Bissau depois da Independência até às primeiras eleições multipartidárias em  1994.

-Traídos pela  classe politica  guineense que tem  vindo a servir-se sistematicamente do aparelho de estado para se enriquecer em vez de servirem o Povo Guineense.

-Traído pelas forças armadas de Guiné-Bissau que se transformou num bando armado ao serviço do crime organizado, estando envolvido na pratica de varios crimes, tais como trafico de droga, contrabando de armas, assassinatos, raptos, torturas... Crimes cometidos com o objectivo de enrequecimento pessoal dos membros que formam o bando armado.

Hoje em dia Guiné-Bissau é conhecido como sendo um narco-estado. As mais altas  autoridades militares e civis do estado  estão  directa ou indirectamente envolvidos no tráfico de droga.

A história recente da Guiné-Bissau pode-se resumir  assim : eleições seguida de golpe estado ; golpe de estado  seguida de eleições.

Quarenta anos depois da Independéncia, Guiné-Bissau, de acordo com o  relatório do desenvolvimento humano 2013 das Nações Unidas, encontra-se no 176° lugar do conjunto de 186 países.

Todos os indicadores de desenvolvimento analisados sao  negativos .

Na Guiné-Bissau, a esperarança de vida à nascença é de 48.6 anos.

O que se esconde atras destes dados, são tragédias pessoais, enorme desperdicio de vidas humanas  que poderiam ter sido evitadas ; que podem e devem ser evitadas no futuro !

Parece-nos evidente  concluir que  a Guiné-Bissau, não tem forças internas capazes de mudar a situação política, económica e social do País. Essas forças internas são os principais responsavéis da situação dramatica em que o País se encontra.

A única soluçao para quebar o  círculo vicioso em que Guiné-Bissau se encontra será  através da tutela das Nações Unidas.

Hoje em dia, não se pode considerar que Guiné-Bisssau seja um país soberano  do ponto vista político,económico, militar ou jurídico.

A soberania dolorosamente conquistada nas matas da Guiné-Bissau, foi perdida.

Por essa razão e para impedir  que  inúmeras  tragédias humanas se continuem a repetir, para impedir que o país continue a servir de base aos traficantes de drogas internacionais e nacionais, para que as crianças de Guiné-Bissau possam ter uma vida decente e um futuro digno,  pedimos as Nações Unidas que a Guiné-Bissau seja colocado sob um regime internacional de tutela.

This petition was delivered to:
  • Secretario Nacional das Naçoes Unidas

Movimento de Salvaçao Nacional de Guine Bissau started this petition with a single signature, and now has 581 supporters. Start a petition today to change something you care about.

Stand with Movimento de Salvaçao Nacional de Guine Bissau

Movimento de Salvaçao Nacional de Guine Bissau needs your help with “Movimento de Salvaçao Nacional de Guiné-Bissau”. Join Movimento de Salvaçao Nacional de Guine Bissau and 580 supporters today.