Manifesto contra a construção no Infantil 5 do Porto Morumbi

Já assinou 0 pessoa. Ajude a chegar a 200.

Nós, pais de alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro abaixo assinados, solicitamos esclarecimentos concretos sobre a construção erguida no pátio do infantil 5.

Com essa construção os senhores alcançaram, em nossa opinião, o seguinte, entre outros:

1. As crianças do I-5 do currículo B foram privadas do sentimento de segurança e transição para a escola, pois deveriam estar no prédio A, próprio para o Infantil 5, mas, devido à construção, foram realocadas para outras instalações da escola, no prédio B.
  2. Estamos preocupados com a segurança das crianças do I-5 do currículo A, especialmente em relação à rota de fuga em caso de um incêndio.
  3. As novas salas construídas não dispõe de iluminação, nem de ventilação, nem de espaço adequados.
  4. O maravilhoso pátio do infantil 5 desapareceu, e com isso foi arruinada toda a abertura e transparência do que lá acontece.
  5. Foi extinta a possibilidade destes pais e suas crianças se sentarem em uma área protegida e conhecida pelas crianças e passarem alguns minutos em conjunto antes da entrada ou na saída (como por exemplo o canto de leitura de grande utilização).
  6. As crianças do I-5 perderam um espaço de convívio comum e contato entre todos (ex: para o hino).
  7. Com as novas salas, a área externa (pátio da areia azul e escorregadores), que já é restrita e compartilhada pelos alunos do I-5, F-1, F-2 e F-3, agora será utilizada também pelos novos alunos. Nós enfatizamos que a escola já sacrificou numerosos espaços de lazer e educacionais (como os antigos laboratórios, o pátio do sossego, entre outros) para acomodação de estudantes novos nos últimos anos.
  8. A escola expõem os pais e estudantes ao perigo por não proporcionar mais vagas no estacionamento A, onde a fila para aguardar uma vaga no horário de entrada e saída se extende por vários minutos em uma área muito perigosa.

Estes são só alguns exemplos das numerosas queixas que os pais têm em função desta construção.

É óbvio que a admissão de novos alunos não pode somente se restringir à construção de novas salas. A admissão de novos alunos precisa de um planejamento extenso e medidas numerosas de organização e fluxo de informação, que deve ter como foco os alunos existentes e seu bem-estar.

Nós solicitamos:

1. Esclarecimento sobre o número exato de estudantes novos do infantil 5 no ano de 2017;
  2. Esclarecimento sobre o planejamento de estudantes novos durante o ano de 2018 no Infantil-5 e/ou Fundamental I;
  3. Explicação sobre a necessidade de inclusão de novos alunos no ano de 2017;
  4. Explicação detalhada sobre a intenção e decisão da escola em designar o ensino de nossos filhos a salas onde há falta de luz natural e ventilação;
  5. Denominação da empresa que executou a concepção e a construção destas salas inadequadas e a sua experiência na construção de escolas;
  6. Denominação do profissional da escola responsável pela autorização da construção;
  7. Confirmação por escrito, de que a construção obteve todas as autorizações e alvarás de construção e funcionamento das instituições responsáveis;
  8. Explicação elaborada sobre o planejamento das futuras salas para o Infantil-5 do currículo B, especialmente se o I-5 permanecerá em salas no prédio B ou se retornará ao prédio A (prédio do Infantil 5) , espaço protegido que auxilia na transição do Portinho para o “Portão”;
  9. Planejamento para obtenção de luz natural e ventilação nas instalações recém-construídas, assim como um prazo para a execução do mesmo;
  10. Planejamento estratégico de tráfego, em função da aceitação de estudantes novos com um número inalterado de vagas de estacionamento, assim como prazo para esta realização. Por favor atentem-se ao fato de que a solução atual, onde alunos têm que chegar à escola mais cedo, não é uma solução sustentável;
  11. Responsabilidade por escrito da escola, em caso de ação criminosa que venham a acontecer durante a espera na fila de entrada do estacionamento. Se a escola não quiser assumir essa responsabilidade, é imperativo que a escola proveja uma proteção visível para garantir a segurança aos pais em todas as ruas de acesso e espera do estacionamento;
  12. Planejamento de segurança detalhado do prédio A (prédio do Infantil 5) em caso de um incêndio;
  13. Elaboração de medidas organizacionais, que permitam que os alunos no futuro, voltem a ter períodos diários ao ar livre sem ter que esperar pelo "dia ao ar livre”.
  14. Intenção da escola em atingir novamente o grau de abertura do antigo prédio A (prédio do Infantil 5), como costumava ser, um espaço amplo porém protegido que auxilia na transição do Portinho para o “Portão” e sempre foi mostrado com orgulho nas visitações.

Esperamos uma resposta fundamentada por escrito para os 14 pontos mencionados acima no prazo de duas semanas para os seguintes endereços de e-mail: leal@icam.es e guriamueller@yahoo.com.br

Após estes esclarecimentos teremos prazer em marcar uma reunião.

Atenciosamente,

Pais de alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro abaixo assinados

(Tradução do texto Original em Alemão)

Wir, die unterzeichnenden Eltern der Colégio Visconde do Porto Seguro bitten um Aufklärung über den von Ihnen errichteten Bau auf dem Hof des Infantil 5.

Sie haben mit Ihrem Bau unserer Meinung nach u.A. folgendes erreicht:

1. Sie haben den Kindern des Infantil 5 von Curricula B jegliches Gefühl der Geborgenheit und des Übergangs in die Schule weggenommen, indem die Kinder bereits beim Infantil 5 in den Räumlichkeiten des Gebäudes B der Schule und nicht wie bisher des dafür errichteten Gebäudes A (Gebäude des Infantil 5) unterrichtet werden.
  2. Wir machen uns Sorgen über die Sicherheit der Kinder des Infantil 5 des Curricula A, insbesondere über ausreichende Fluchtmöglichkeiten im Falle eines Feuers.
  3. Sie haben Klassen gebaut, bei denen es sowohl an ausreichend Licht als auch an Platz und Belüftung fehlt.
  4. Der wundervolle Hof des Infantil 5 ist verschwunden, womit jegliche Offenheit und Transparenz des dort Geschehenden zunichte gemacht wurde.
  5. Sie haben den Eltern und Kindern jegliche Möglichkeit weggenommen, sich in einem geschütztem für die Kinder bekannten Raum (beispielsweise in der viel genutzten Leseecke) hinzusetzen und wenige Minuten beim Hinbringen oder Abholen zusammen zu verbringen.
  6. Sie haben den Kindern des Infantil 5 jegliche Gemeinsamkeit und Treffpunk (z.B. für die Hymne) weggenommen.
  7. Sie haben dafür gesorgt, dass der schon enge Spielraum, den sich bereits I-5, F-1, F-2 und F-3 teilen müssen, mit weiteren neuaufgenommen Kindern, geteilt werden muss. Wir weisen darauf hin, dass die Schule bereits in den letzten Jahren zahlreiche Spiel- und Lernraum (wie die damaligen Laboratorios) zur Aufnahme neuer Schüler geopfert hat.
  8. Sie bringen Eltern und Schüler in Gefahr, indem sie keine weiteren Parkplätze aufbauen und Minuten lang in einer sehr gefährlichen Gegend im Stau stehen müssen.

Diese sind nur einige Beispiele der zahlreichen Beschwerden, die Eltern aufgrund dieses Baus haben.

Es liegt auf der Hand, dass sich die Aufnahme neuer Schüler nicht nur auf den Bau weiterer Räume beschränken darf.  Die Aufnahme neuer Schüler bedarf vielmehr einer weiteren umfassenden Planung und zahlreichen Organisations- und/oder Informationsmaßnahmen, welche die bestehenden Schüler und ihr Wohl als Mittelpunkt haben muss.

Wir bitten um:

1. Benennung der genauen Anzahl der neuen Schüler des Infantil 5 im Jahr 2017
  2. Benennung der Aufnahmeplanung neuer Schüler für das Jahr 2018 im Infantil-5 und/oder Fundamental I.
  3. Erklärung über die Notwendigkeit der Aufnahme neuer Schüler im Jahr 2017
  4. Detaillierte Erklärung über die Absicht und Entscheidung der Schule, unsere Kinder in Räumen zu unterrichten, an denen es sowohl an Licht als auch an Belüftung fehlt.
  5. Benennung des Unternehmens, welches die Planung und den Bau der ungeeigneten Räumen gemacht hat sowie deren Erfahrung im Bau von Schulen.
  6. Benennung der für die Baugenehmigung zuständigen Person in der Schule
  7. Schriftliche Versicherung, dass der Bau sämtliche Baugenehmigung der hierfür zuständigen Institutionen erhalten hat
  8. Detaillierte Erklärung über die zukünftige räumliche Planung für Infantil-5 Curricula B, insbesondere ob I-5 im Gebäude B bleibt oder wie es früher mal war in geeigneten Räumen im geschütztem Raum wieder beim Gebäude A (Gebäude des Infantil 5) aufgenommen wird.
  9. Planung für die Beschaffung von Licht und Lüftung in den neugebauten Räumen, sowie die hierfür bestehende zeitliche Planung
  10. Detaillierte Verkehrsplanung für die Aufnahme neuer Schüler bei unveränderter Anzahl der Parkplätze sowie genauer Zeitpunkt der Umsetzung. Bitte beachten Sie hierbei, dass die momentane Lösung, dass die Schüler noch früher aufstehen müssen, keine nachhaltige und schülerfreundliche Lösung ist.
  11. Schriftliche Haftungsübernahme der Schule, sollte es in der Warteschlange zu kriminellen Handlungen kommen. Sollte die Schule keine Haftung dafür übernehmen wollen, ist es dringend erforderlich, dass die Schule für eine ausreichende sichtbare Sicherung der wartenden Eltern auf allen Zufahrtswegen sorgt.
  12. Detaillierte Sicherheitsplanung des Gebäudes A (Gebäude des Infantil-5) im Falle eines Feuers
  13. Detaillierte Organisationsmaßnahmen, die den Schüler zukünftig erlauben, täglich unbeschränkt im Freien zu spielen, ohne auf deren „Spieltag im Freien“ warten zu müssen.
  14. Absicht der Schule die Offenheit des damaligen Infantil 5, und deren Schutzfunktion als Zwischenstufe zwischen „Portinho“ und Portão“ wieder zu gewinnen, wie es früher mal war, und mit Stolz bei den Kennlernterminen gezeigt wurde.

Wir erwarten eine schriftlich fundierte Antwort der 14 genannten Punkte innerhalb von zwei Wochen an folgende stellvertretende email-Adressen: leal@icam.es; guriamueller@yahoo.com.br

Erst im Anschluss daran können wir uns gerne zu einem persönlichen Gespräch treffen.

Mit freundlichen Grüßen,

Unterzeichnenden Eltern der Colégio Visconde do Porto Seguro

Hoje: Anna Christina está contando com você!

Anna Christina Muller precisa do seu apoio na petição «morumbi@portoseguro.org.br: Manifesto referente à construção no Infantil 5 do Porto Morumbi». Junte-se agora a Anna Christina e mais 150 apoiadores.