Abaixo-assinado encerrado

TMO para todas as idades na Doença Falciforme

Este abaixo-assinado conseguiu 3.073 apoiadores!

Moção de Repúdio dos Participantes do VIII Simpósio Nacional de Doenças Falciformes sobre a limitação de Transplantes de Células Troncos Hematopoéticas para a idade máxima de 16 anos às Pessoas com Doença Falciforme.

Profissionais da Saúde formados ou em formação, Pessoas com Doença Falciforme, Associações de Pessoas com Doença Falciforme, Familiares, Gestores da Saúde, Demais presentes no evento supracitado e demais apoiadores num contexto geral, assinam abaixo esta moção de repúdio, com a finalidade de que o Ministério da Saúde reveja os termos da Portaria apresentada pela Coordenação Nacional da Política de Sangue e Hemoderivados que limita para 16 anos de idade a terapia curativa da Doença Falciforme com o Transplante de Células Tronco Hematopoéticas (TCTH), pelas seguintes considerações:

1. Desconhecemos qualquer portaria que determine idade limite para o TCTH para qualquer das doenças passíveis de terem benefício com essa modalidade terapêutica;
  2. Os critérios de inclusão ou de exclusão para o procedimento devem ser definidos pela equipe transplantadora credenciada e habilitada pelo Ministério da Saúde, sempre de acordo com o tipo e situação clínica da doença e das condições de habilitação do paciente para ser submetido ao TCTH;
  3. O TCTH como procedimento curativo das Doenças Falciformes já está bem estabelecido na literatura científica com excelentes resultados em todas as faixas etárias;
  4. A restrição prevista na portaria limita a decisão médica e exclui, ao nosso ver, ilegalmente, pessoas com mais de 16 anos de idade a terem a oportunidade de ficarem curados de uma doença crônica, degenerativa e incurável até agora por outros métodos, ou seja, tira de doentes com direito a tratamento no SUS a sua única chance de cura.

Pelo exposto pedimos providências no sentido de rever os termos da portaria retirando a limitação por idade.

Hoje: Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doenças Falciformes - FENAFAL está contando com você!

Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doenças Falciformes - FENAFAL precisa do seu apoio na petição «Ministro Marcelo Castro, Ministério da Saúde: TMO para todas as idades na Doença Falciforme». Junte-se agora a Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doenças Falciformes - FENAFAL e mais 3.072 apoiadores.