Pela reabertura urgente da sede do ICMBio na Reserva Biológica do Tinguá!

Pela reabertura urgente da sede do ICMBio na Reserva Biológica do Tinguá!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!
Com 500 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Ricardo Portugal criou este abaixo-assinado para pressionar Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e

Instituto Chico Mendes fecha sede da Reserva Biológica do Tinguá, no estado do RJ
Recentemente, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente responsável pela gestão de parques e reservas do país, inexplicavelmente fechou a sede administrativa da Reserva Biológica do Tinguá, que funcionava naquela região. A gestão foi transferida para Teresópolis, distante quase 100 Km!. Lá, foi criado pelo governo federal o NGI (Núcleo de Gestão Integrada), centralizando a gestão de 5 Unidades de Conservação num único local (dentre elas, a Rebio-Tinguá).
Com isso, a citada Unidade de Conservação federal não mais dispõe de fiscais presentes de forma fixa, constante e diuturna na região, ocasionando a ocorrência crescente de crimes e agressões ambientais sistemáticas, como a invasão de seu território com a construção ilegal de propriedades privadas, o aumento do número de caçadores e de ladrões de palmito em seus entornos, a prática ilegal e clandestina de garimpo (atividade mineradora) na zona de amortecimento da Rebio-Tinguá, além da invasão daquela Unidade de Conservação por grupos evangélicos para a prática de cultos religiosos no interior da mata, onde promovem a supressão da vegetação primária (abrem clareiras na floresta) e deixando lixo espalhado quando vão embora.
Por tudo isso, através dessa petição, exigimos a reabertura imediata e urgente da sede administrativa da Reserva Biológica do Tinguá, além do reaparelhamento e readequação de sua infraestrutura de fiscalização, com mais funcionários e pessoal qualificado para o trabalho de fiscalização florestal (analistas ambientais), viaturas e aparelhos de radiocomunicação, incluindo também o retorno de um chefe responsável pela direção da citada Unidade de Conservação.
A Rebio-Tinguá nasceu da vontade da população em 23/5/89, pela luta dos movimentos sociais organizados da Baixada Fluminense. Pela riqueza de sua biodiversidade de flora e fauna e por seus mananciais hídricos (12 represas de captação de água em seu interior), foi classificada pelas Nações Unidas como Patrimônio Natural da Humanidade/Reserva da Biosfera. Hoje, encontra-se largada e abandonada à própria sorte, resultado do descaso e incompetência do governo federal atual, que trata o Meio Ambiente da pior maneira possível, sendo incapaz de formular uma política pública de defesa e preservação de seus recursos naturais.

PELA REABERTURA IMEDIATA E URGENTE DA SEDE DO INSTITUTO CHICO MENDES NA REGIÃO DA RESERVA BIOLÓGICA DO TINGUÁ!

Ajude a Reserva Biológica do Tinguá, colocando sua assinatura nesta petição! Saudações ecológicas! 

 

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!
Com 500 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!