0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é uma Unidade de Conservação localizada no Norte de Minas Gerais e abriga centenas de cavernas, dentre as mais belas do planeta, como a gruta do Janelão, que além de uma beleza cênica extraordinária com 4,7 quilômetros de extensão e a maior estalactite do mundo com 27 metros de comprimento, também possui pinturas rupestres com 10.000 anos de idade. Em seu entorno existe uma diversidade de fauna como cachorro vinagre ameaçado de extinção, tamanduás, lobos guará, veados, antas e até onça pintada. Sua vegetação possui desde a mata seca atlântica que perde suas folhas no período de estiagem para poupar água e refloresce no período chuvoso até veredas que vertem água durante todo ano. Dentro do da Unidade de Conservação também existe uma tribo indígena.
O Parque, com suas 140 cavernas e mais de 80 sítios arqueológicos, é um lugar ímpar no mundo, registra o testemunho da história humana, contem fenômenos naturais de beleza natural e estética de excepcional importância, evidencia diferentes estágios da história da Terra e dos processos geológicos e geomórficos e possui significativo habitat natural para a conservação da diversidade biológica e de espécies ameaçadas.

O Peruaçu está inscrito na lista de tentativa da UNESCO para concorrer ao Selo de reconhecimento como Patrimônio da Humanidade desde 1998, entretanto embora reúna todas as condições de concorrer tanto na categoria Natural como Cultural, até hoje aguarda a iniciativa do governo brasileiro em apresentar a documentação de sua candidatura junto à UNESCO.

Queremos o sim do Ministro do Meio Ambiente e do Presidente do ICMbio que o Brasil apresentará a candidatura do Peruaçu junto a UNESCO para concorrer na categoria Natural como Patrimônio da Humanidade.

A conquista do Selo será de grande importância, face os muitos benefícios que trará para região: maior visibilidade nacional e internacional, a preservação ambiental, o impulsionamento do turismo ecológico, o fomento de investimentos, a geração de empregos, a fortalecimento da atividade econômica regional, a valorização cultural regional, dentre muitos outros.

Hoje: Eduardo está contando com você!

Eduardo Gomes precisa do seu apoio na petição «Ministro do Meio Ambiente José Sarney Filho e ao Presidente do ICMbio – Ricardo Soavinski: "PARQUE NACIONAL CAVERNAS DO PERUAÇU - PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE - SELO UNESCO - EU APOIO"». Junte-se agora a Eduardo e mais 832 apoiadores.