Alterem o calendário dos vestibulares e do ENEM

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!

Digníssimos Srs. Ministro da Educação e Responsáveis pelos calendários do ENEM e dos vestibulares 2020/2021

Diante da inusitada crise que estamos vivendo em vista do estado de calamidade pública decretado em decorrência da COVID-19, sabemos que os senhores estão sofrendo inúmeras pressões da sociedade em busca de medidas protetivas. São decisões difíceis, urgentes e extremamente arriscadas, pois toda decisão pode, ao buscar proteger determinado grupo, destruir outros. Por isso, a prudência e a serenidade sempre devem prevalecer.

Sabemos ainda que diante deste panorama bastante tumultuado, suas agendas estão bastante comprometidas, mas entendemos que é competência deste Ministério as definições do que relataremos abaixo, e apoiando-nos no fato de que nos representam diante dos que certamente irão decidir, pedimos que considerem a importância, a urgência e a relevância do que iremos expor e que faça-nos ser ouvidos:

1 - Considerando que em função de decretos e ou medidas provisórias, a grande maioria das escolas estaduais e, mesmo as particulares, não estavam devidamente aparelhadas para prestarem um serviço mínimo, satisfatório, no que tange às aulas emergências à distância e que, certamente, toda a programação escolar deste ano letivo ficará, no mínimo, atrasada em relação ao calendário escolar estabelecido, normalmente, no início do ano letivo.

2 - Considerando que todos os alunos merecem disputar as vagas nas universidades brasileiras em igualdade de condições, pois este é um direito estabelecido pela nossa constituição.

3 - Considerando que as diferenças de conteúdos a serem apresentadas já são bastantes discrepantes em condições normais, devido à precariedade e às diversidades apresentadas em nosso imenso território nacional e, agora, com todas as adversidades que cada estado, cada região, cada município e cada escola está enfrentando, tentando se adaptar da melhor forma e o mais rápido possível, tornando essas ainda muito mais acentuadas.

4 - Considerando que a grande maioria das Universidades Estaduais e Federais também terão seus calendários escolares alterados devido ás restrições estabelecidas pelos órgãos competentes, no cumprimento do controle da não propagação do COVID-19.

Solicitamos aos Senhores, que nos representem juntos aos órgãos competentes, para que se elaborem um novo calendário dos vestibulares, alterando suas datas para o mês de Janeiro de 2021, pois acreditamos que isso amenizará as dificuldades que já são muitas e dará mais tranquilidade às instituições e aos vestibulandos a fim de trabalharem os conteúdos formais, minimizando a defasagem educacional causada pelo período de quarentena que todo o nosso país está enfrentando. Acreditamos que isso será um passo importante para o futuro da Educação em nosso país, que tanto tem colaborado para o desenvolvimento de nossa nação.

Certos de que seremos ouvidos, agradecemos pela atenção e pelos esforços em melhor administrar esse período de grandes dificuldades para toda a nossa sociedade.