#EmDefesaDaCachoeiraDaFumaçaBJI - contra a construção de uma barragem no Rio Itabapoana

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

Nós, assinando a presente petição, REPUDIAMOS CATEGORICAMENTE a construção da PCH "SALTINHO DO ITABAPOANA" na área de proteção ambiental da CACHOEIRA DA FUMAÇA, localizada no 2º distrito de Calheiros, o maior patrimônio histórico, cultural, natural e paisagístico do povo de Bom Jesus do Itabapoana/RJ e em especial do povo de Calheiros.

• PATRIMÔNIO HISTÓRICO: “A história da tentativa de matar o padre João Mendes Ribeiro na sua queda no final do século XIX”;
  • PATRIMÔNIO CULTURAL: “Exortação à sua beleza natural cantada em versos e prosas, com várias músicas em sua referência, e sua beleza cênica que envolve espiritualmente a todos que a conhece e conhece a sua história”;
  • PATRIMÔNIO NATURAL E PAISAGÍSTICO: É a única e insubstituível queda d’água vertical existente no Rio Itabapoana, que em decorrência da queda abrupta da cachoeira, forma uma neblina permanente que irriga naturalmente as margens do rio em seu entorno fazendo a manutenção de uma mata ciliar belíssima, com potencial para ser explorada através do Turismo Ecológico Sustentável que ao mesmo tempo proporcionará o desenvolvimento econômico auto-sustentável pela belíssima natureza local.

Cientes também da necessária proteção integral da bacia hidrográfica do Rio Itabapoana, que não mais suporta a construção de mais nenhuma PCH - (Pequena Central Hidrelétrica), sinalizemos nesse sentido, demostrando de forma inequívoca que nosso pleito é legítimo ao “repudiar categoricamente” esses empreendimentos hidrelétricos que tanto mal têm feito ao rio e às populações por eles atingidas. Viemos respeitosamente perante vossa excelência solicitar que o presente manifesto seja acatado e sejam promovidas por vossa excelência, com o apoio maciço da nossa população e demais cidadãos e cidadãs brasileiros, as ações que se fazem necessárias para impedir que este empreendimento hidrelétrico seja instalado na ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA CACHOEIRA DA FUMAÇA, instituída pela Lei Municipal nº 885/2009, e outros empreendimentos, que sabemos estarem em estudos para implantação no nosso precioso Rio, venham trazer mais danos irreparáveis à nossa importantíssima Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana, já altamente desequilibrada e em progressivo desgaste, ocasionado pelo somatório dos impactos negativos cumulativos dos (05) cinco empreendimentos hidrelétricos já em funcionamento no mesmo rio.

Siga essa campanha, através de nosso Instagram: @cachoeiradafumacabji

Links: