Auditoria do projeto da usina nuclear de Angra 3

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!

Nenhum país do mundo construiria hoje uma usina nuclear com um projeto ultrapassado como o de Angra 3. Corremos sérios riscos de uma próxima catástrofe!

Para nós, cidadãs e cidadãos que subscrevem esta petição, o problema principal de Angra 3 é a segurança, se essa usina for terminada com seu projeto obsoleto, dos anos 70.

Em 1979, o acidente de Three Mile Island, nos Estados Unidos, provou que não era impossível, como se acreditava, um acidente nuclear com derretimento do reator. A Agência Internacional de Energia Atômica baixou novas normas. Em 1986 e em 2011 ocorreram acidentes em Chernobyl e Fukushima, com usinas não atualizadas segundo as novas normas, e explosões provocaram catástrofes sociais e ambientais!

É urgente uma auditoria internacional independente!  O Ministério Público Federal pode determina-la, na defesa dos interesses da sociedade!

Para a proteção dos moradores da região de Angra, do Rio e de São Paulo, o novo ministro das Minas e Energia tem o dever de apoiar essa auditoria!

Não podem acontecer no Brasil catástrofes como em Chernobyl e Fukushima, com milhares de pessoas evacuadas num raio de 30 quilômetros das suas cidades, que permanecerão contaminadas durante 300 anos.

A nuvem radioativa de Chernobyl cobriu toda a Europa. Centenas de milhares de pessoas morreram com a disseminação de radioatividade! Depois do acidente de Fukushima a Alemanha parou seu programa nuclear e até 2022 todas as suas usinas terão sido desativadas.

A empresa Exelon, maior proprietária de usinas nucleares nos Estados Unidos, não construirá mais nenhuma porque as novas exigências de segurança as tornaram economicamente inviáveis.

A Agência Nacional de Segurança Nuclear da França – que depende em 75% da energia produzida em suas usinas – alertou: acidentes com derretimento do reator podem sempre ocorrer, por falhas humanas ou de equipamentos e por desastres naturais.  E seu governo acaba de decidir fechar 14 de suas 58 usinas.

Toda usina nuclear antiga pode explodir quando menos se espera!

Vamos bloquear esta brutal ameaça!

Exija a auditoria assinando esta petição! E peça a muitos outros que a assinem! Antes que seja tarde demais!

Atenciosamente,

Chico Whitaker - Xô Nuclear

Hoje: Chico Whitaker - Coletivo está contando com você!

Chico Whitaker - Coletivo XÔNUCLEAR precisa do seu apoio na petição «Ministério Público Federal: Auditoria do projeto da usina nuclear de Angra 3». Junte-se agora a Chico Whitaker - Coletivo e mais 429 apoiadores.