EMERGENCIAL PARA TODOS

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 5.000!

QUEREMOS EMERGENCIAL DE 100% PARA TODOS OS BAIRROS DE BRUMADINHO!!

Nos últimos dias, uma decisão da Vale mexeu com os nervos da população de Brumadinho mais uma vez.

A mineradora resolveu, ainda sem muita explicação, sem critérios claros e sem saber quem ao certo teria participado desta jogada, estender o pagamento emergencial 100% para outros 9 bairros do município. Essa atitude provocou uma revolta na maioria dos moradores, de outras regiões do município e que se sentem excluídos. O que é fato. Uma vez que a mineradora Vale e seus cúmplices tem tomado decisões de forma antidemocrática, preconceituosa, injusta, sem critérios técnicos e sem ampla participação popular.

São milhões e milhões de reais rolando nos cofres públicos, valores que não sabemos ao certo como e de que forma estão sendo usados. Contratos milionários firmados com empresas de diversas naturezas.

No dia 2 de dezembro de 2019, uma manifestação gigantesca parou pela primeira vez o município, depois da tragédia. Dali saiu uma pauta de reivindicações com várias exigências das nossas comunidades. Uma pauta séria, que abrangia vários assuntos e que ia além do emergencial. Uma pauta que cobrava tanto da Vale quanto do poder público municipal, responsabilidades e esclarecimentos.

A cidade de Brumadinho desde o crime socioambiental da Vale, quando ceifou 272 vidas de trabalhadores, não voltou a sua rotina. Sabemos que o lucro para a Vale é mais importante do que vidas, rios, meio ambiente. Nossa cidade está abalada emocionalmente. Jovens, idosos, crianças, toda a população está sofrendo o impacto desse crime.

Por isso os atingidos e atingidas estão mobilizados para requerer de forma integral que seus direitos sejam reparados. Abaixo nossa pauta de reinvindicações:

• Exigimos justiça pelos crimes da mineração cometidos pela Vale, pelas vítimas assassinadas. Que não parem as buscas até que a ultima joia seja encontrada e que todos os responsáveis sejam punidos.

• *Auxilio emergencial de 100% PARA TODA A POPULAÇÃO de Brumadinho sem distinção de localidade e principalmente sem data de término, ou até reparação total do município.