EM DEFESA DA LAGOA DOS GANGORRAS

EM DEFESA DA LAGOA DOS GANGORRAS

602 pessoas já assinaram. Ajude a chegar a 1.000!
Início
Petição para
Ministério Público de Minas Gerais

A importância deste abaixo-assinado

Nós, da ECOVIDA – Associação de Defesa da Natureza da Região do Nacional, Contagem, repudiamos fortemente o crime ambiental na Lagoa dos Gangorras provocado pela Copasa, cujo esgoto transbordou (por causa de adensamento populacional) e contaminou a lagoa matando todos os peixes os quais estão sendo consumidos pela população faminta. Isso pode causar um sério problema de Saúde Pública.

Sabemos que o governo estadual de Zema não tem investido na Copasa, com o objetivo de sucatear a empresa e vendê-la por preço de banana ao capital privado. Sem investimento, os serviços da empresa se tornam precários e a população se volta contra ela. Sem ter quem defenda a empresa estatal, o crime de privatização da Copasa pode ser cometido pelo próprio poder público. No caso, o governo de Minas Gerais.

A Lagoa dos Gangorras faz parte da Sub-bacia do Bom Jesus a qual abastece a Lagoa da Pampulha cuja água cai no Córrego do Onça, a seguir no Rio das Velhas e depois no Rio São Francisco. Toda essa rede hídrica está correndo risco constante de degradação por falta de investimento na Copasa.

Em 04/12/2021, na reunião da IV Conferência de Políticas Urbanas de Contagem, denunciamos esses crimes ambientais e uma moção de repúdio foi aprovada por 37 delegados(as) eleitos nas Regionais.  Na mesma data, na Conferência Municipal de Saúde, outra moção de repúdio foi aprovada por 79 delegados(as), também eleitos em todas as Regionais.  Isso mostra que o povo e seus representantes querem lutar para preservar as águas, os peixes, as matas ciliares, os animais e o território em que vivemos. A Prefeitura de Contagem já autuou e multou a Copasa pela contaminação da Lagoa dos Gangorras, mas a empresa ainda pode recorrer na justiça.

Tendo em vista o exposto, buscamos o apoio do Ministério Público, para exigir que a Copasa e o Governo do Estado

1.     assumam a responsabilidade dos crimes ambientais contra o povo de Contagem;

2.     recuperem totalmente a Lagoa dos Gangorras;

3.     façam uma fiscalização constante da rede de esgoto da Região do Nacional;

4.     promovam a ampliação da rede de esgoto da Região do Nacional, tendo em vista os milhares de novos moradores que estão chegando a nossos bairros.

Contagem, 05 de dezembro de 2021.

602 pessoas já assinaram. Ajude a chegar a 1.000!