ABAIXO ASSINADO CONTRA A REALIZAÇÃO DE OBRA DE GRANDE IMPACTO NA PONTE DO RIO TRANCOSO

ABAIXO ASSINADO CONTRA A REALIZAÇÃO DE OBRA DE GRANDE IMPACTO NA PONTE DO RIO TRANCOSO

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!
Com 1.500 assinaturas, é mais provável que esta petição apareça na mídia!
ATS - Associação Trancoso Sustentável criou este abaixo-assinado para pressionar Ministerio Publico e

Em decorrência da existência de uma construção de grande impacto ambiental, histórico-cultural, social e paisagístico na ponte do Rio Trancoso, vimos através deste ABAIXO ASSINADO solicitar o apoio de todos para que os órgãos competentes, IPHAN, Prefeitura Municipal e MPF, coíbam a continuidade da obra e evitem o grande impacto decorrente da construção.

A obra é impactante ao ambiente histórico de Trancoso, visto que todo material utilizado descaracteriza por completo a estrutura arquitetônica trancosense, comprometendo a beleza natural e paisagística do distrito, além de prejudicar drasticamente o curso do Rio Trancoso com a instalação de anilhas de passagem.

Ainda, é necessário ressaltar que ocorre a prática de pesca artesanal em Trancoso. Inúmeras famílias dependem dessa prática tradicional para sua sobrevivência, utilizando o Rio Trancoso para pesca e acesso por meio de pequenas embarcações como canoas, os quais serão diretamente impactados, com a colocação de anilhas de passagem conforme a foto abaixo (Projeto 3D da obra):

 

Assim, além da descaracterização do ambiente histórico do distrito, a obra irá impedir a circulação dessas pequenas embarcações ao longo do rio, causando impactos diretos aos pescadores artesanais, inúmeras famílias que dependem da pesca e também ao desenvolvimento do turismo ecológico e sustentável da região.

Por fim, o projeto ainda prevê que a ponte passará a ter mão dupla. Vale ressaltar que Trancoso, durante os verões, enfrenta inúmeros problemas decorrentes do trânsito. O alargamento da ponte fará com que mais carros acessem a ladeira ao mesmo tempo, estrada que não suporta o trânsito de duas vias. Não só isso, afetará toda a logística já existente no distrito, podendo trazer maiores impactos ambientais, arquitetônicos e paisagísticos. 

Pedimos o apoio de todos para que juntos possamos fazer a diferença e garantir um desenvolvimento sustentável para Trancoso. Assinem este manifesto!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!
Com 1.500 assinaturas, é mais provável que esta petição apareça na mídia!