Petition Closed
Petitioning Ministério da Saúde.

UBS - Jova Rural

Jornal "Diario de São Paulo" divulga nossa luta pela UBS no bairro

Moradores esperam por UBS há 10 anos
Segundo a líder comunitária de Jova Rural, processo para construção da unidade tramita desde 2002

Terreno que antes pertencia à CDHU é agora do município e receberá futura UBS
Moradores de Jova Rural, no distrito do Jaçanã, Zona Norte de São Paulo, esperam há 10 anos por uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Enquanto a promessa não é cumprida, a população tem de frequentar uma unidade no bairro vizinho, em Vila Nova Galvão.

Os moradores reclamam da superlotação na UBS, já que ela atende a demanda de dois bairros. Eles falam também da demora para conseguir atendimento e marcar uma consulta. 
Segundo pesquisas feitas em 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), só em Jova Rural moram mais de 35 mil famílias.
TERRENO / A líder comunitária Maria Elisa Luiz Santana, de 54 anos, disse que o processo para construção da UBS em Jova Rural tramita na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo desde 2002.

Inclusive, um terreno na Rua Nilda Carvalho Cunha, destinado à construção da unidade, já é de posse da secretaria há mais de dois anos.
“Estamos há dez anos nessa batalha. Espero que o poder público se sensibilize. Essa é uma necessidade gritante em nosso bairro”, desabafou Maria, que faz parte da Associação de Mulheres Amigas de Jova Rural.
A aposentada Yolanda Beatris Moreno, de 64 anos, comentou da dificuldade em não ter atendimento perto de casa. “Teve uma época em que eu estava muito doente e não tinha condições de andar até a UBS.”
De acordo com a aposentada Carolina Augusto de Oliveira, de 91 anos, as pessoas chegam a esperar quatro anos por uma consulta com o otorrino, por exemplo. “Isso é absurdo, um desrespeito à população de Jova Rural”, protestou ela. 

“Se tivesse uma unidade aqui seria muito melhor”, disse a aposentada Raimunda Almeida Silva, de 73 anos.
Os mais prejudicados
Maria Elisa Luiz SantanaLíder comunitária de Jova Rural disse que o acesso à saúde é uma necessidade urgente no bairro
Yolanda Beatris MorenoMoradora relatou a dificuldade em não ter atendimento perto de casa. Ela não conseguia chegar em outra unidade
Carolina AugustoAposentada reclamou da espera para consulta na UBS de Vila Nova Galvão, que chega a quatro anos
Raimunda Almeida SilvaPara aposentada, a nova UBS trará melhorias para o bairro e menos transtornos à população de Jova Rural
400 mil reais é o valor destinado à obra da UBS
Nova unidade está prevista no cronograma do PAC 2 De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a construção da UBS em Jova Rural está prevista no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.
Secretaria da Saúde ainda faz estudos no terrenoA pasta informou que os recursos destinados à UBS, um montante de R$ 400 mil, devem ser complementados, pois verificou-se que o terreno possui um declive acentuado. 
Órgão não divulgou prazo para início das obrasA Secretaria da Saúde não respondeu quando será o início das obras da UBS. Informou apenas que, após a construção, o atendimento será por ESF (Equipes de Saúde da Família).

De: TAMIRIS GOMES 
especial para o diário

Reproduzido por: Geraldo André

This petition was delivered to:
  • Ministério da Saúde.

    Marcio Roberto started this petition with a single signature, and now has 46 supporters. Start a petition today to change something you care about.




    Can you help this campaign win?