Queremos mais vacinas contra a COVID-19 para o Paraná

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 10.000!

O objetivo deste abaixo-assinado é solicitar ao Ministério de Saúde que priorize o Paraná no envio de doses de vacinas contra a covid-19, tendo em vista que o Estado atravessa o pior momento desde o início da pandemia.

Batendo recorde de casos e mortes pelo coronavírus, o sistema de saúde paranaense está à beira do colapso. Temos uma das maiores taxas de transmissão do país. Ao completar um ano do primeiro caso da doença no Estado, a fila de espera por um leito de UTI ou enfermaria chega a mais de 1 mil pessoas.

A situação é caótica e as medidas restritivas que foram adotadas não surtiram o efeito desejado. Por isso, precisamos de mais vacinas de forma urgente!

Muito embora o Ministério da Saúde tenha prometido uma divisão equitativa das doses disponíveis entre as unidades da federação, isso não tem sido observado. O Paraná foi preterido nas primeiras remessas de vacina e recebeu muito menos doses que estados com população e perfil epidemiológico similar, como é o caso do Rio Grande do Sul, que tem recebido quase 20% a mais em doses.

Com isso, a vacinação no Paraná caminha a passos lentos. Mesmo com a agilidade que vem sendo imprimida pelas equipes municipais de saúde, faltam vacinas para avançar em novos grupos prioritários.

Diante disso, reforçamos o pedido de envio de mais vacinas ao Paraná, sobretudo para sanar possíveis distorções quantitativas e atender a demanda urgente que se apresenta com o agravamento do quadro epidemiológico no Estado.

Respeitamos o Programa Nacional de Imunização (PNI) e acreditamos no Sistema Único de Saúde (SUS). Contudo, é necessário que o Governo Federal compre mais vacinas e disponibilize aos estados e municípios o mais rápido possível.

Caso não seja possível, que libere a aquisição pelos governo estaduais. O Paraná tem R$ 200 milhões reservados para compra de doses.

O povo paranaense pede socorro! A sociedade paranaense clama por mais vacinas!

Hoje: Michele está contando com você!

Michele Caputo precisa do seu apoio na petição «Ministério da Saúde: Queremos mais vacinas contra a COVID-19 para o Paraná». Junte-se agora a Michele e mais 8.683 apoiadores.