MS, assine o contrato para compra de medicamentos para Hemofilia.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 25.000!

Ilmo Sr.

Ricardo Barros,

Ministro da Saúde

Nós, cidadãos brasileiros abaixo assinados, em nome das pessoas que vivem com hemofilia no Brasil e de seus familiares, viemos através deste, levar ao conhecimento de Vossa Senhoria, nossa enorme preocupação com a iminente possível  falta de Fator VIII recombinante para tratamento dos pacientes com hemofilia A, no início do ano de 2018, baseados nas seguintes matérias divulgadas na imprensa:

1. Ministro da Saúde quer fábrica de derivado de sangue em reduto eleitoral, A Folha de São Paulo em 12/06/2017;

2. Barros quer ‘fábrica de sangue’ em terra natal e das materias veiculadas, Estadão, em 12/06/2017;

3. Humberto denuncia nova medida de ministro para transferir Hemobrás, Diário Oficial do Paraná, 22/09/2017;

4. MPF acusa Ministro da Saúde de desobedecer à justice e manda caso para PGR, Revista època, 02/11/2017;

5. Caso Hemobrás: em novo despacho, juiz manda Ricardo Barros cancelar licitação, Gazeta do Povo, 13/11/2017

Sabemos que o Fator VIII é o único medicamento capaz de estancar hemorragias em pessoas com hemofilia A. Essas hemorragias podem ser fatais dependendo do local e  gravidade da lesão, se esta proteina não for infundida rapidamente no paciente. Além disso, o tratamento de profilaxia com Fator VIII é o único capaz de evitar as dores incapacitantes e as sequelas decorrentes dos sangramentos articulares, que podem levar à invalidez permanente.

É particularmente relevante o atual contexto da crise econômica e cortes orçamentários, e por este motivo, nossa preocupação é que o tratamento da Hemofilia oferecido pelo SUS continue mantendo o mesmo padrão que vêm sido oferecido desde 2012, quando foi implantado o tratamento de profilaxia.  Pelas notícias que a imprensa vêm noticiando, não conseguimos compreender quais são as estratégias do Ministério da Saúde para manter o abastecimento ininterrupto dos medicamentos pró-coagulantes no país e manter o padrão de tratamento que vêm sendo oferecido desde a instauração da profilaxia, sem que exista maior custo aos cofres públicos e prejuizos à saúde das pessoas com Hemofilia.

Conhecedores da qualidade do tratamento profilático oferecido pelo Ministério da Saúde às pessoas com Hemofilia no Brasil desde 2012, estamos muito preocupados com o esgotamento dos estoques de fatores de coagulação recombinantes, situação esta que já vem sendo alertada em alguns Centros de Tratamento de Hemofilia e com a falta do medicamento para o tratamento dos pacientes. Por este motivo, solicitamos que o Excelentíssimo Senhor Ministro ASSINE COM URGÊNCIA o Contrato de aquisição do Fator VIII Recombinante.

Cordialmente,

Mariana Leme Battazza Freire

Mãe de paciente com Hemofilia A grave

Ex-Presidente da Federação Brasileira de Hemofilia

Hoje: Mariana está contando com você!

Mariana Leme Battazza Freire precisa do seu apoio na petição «Ministério da Saúde, assine o contrato para compra de medicamentos para Hemofilia!». Junte-se agora a Mariana e mais 21.470 apoiadores.