Permita que todo bolsista integral ProUni possa estudar sem passar dificuldades em casa

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!
Isabella Bazilio criou este abaixo-assinado para pressionar Ministério da educação e

O MEC oferece a bolsa permanência, de R$400 mensais, para bolsistas ProUni 100%, os quais estejam cursando uma faculdade de período integral com no mínimo 5 horas diárias.

  Graças a essa última exigência (as 5h mínimas diárias), muitos alunos de cursos integrais não estão aptos a receber esse auxílio que, na maioria dos casos, seria de extrema ajuda para o estudante visto que, devido à carga horária da faculdade, não conseguem trabalhar, ou possuem muita dificuldade para tal.

  Vale destacar que os bolsistas ProUni são alunos de baixa renda, não podendo receber mais de 1,5 salário mínimo (e caso estes sejam dependentes de alguém, o mesmo valor por pessoa residente da casa). Nesse sentido, tendo em vista ainda a faixa etária dos alunos e o aumento nos preços de basicamente tudo, a maior parte desses alunos precisaria de um trabalho (o qual pagasse menos de 1,5 salário mínimo, óbvio).

  Porém, como citado anteriormente, o curso de horário integral pode acabar tornando as coisas muito difíceis. Eu mesma, por exemplo, em situações normais (fora a pandemia), tive aulas de segunda à quinta, das 9h às 17h, morando a 3h da faculdade; assim, para chegar às 9h, preciso sair de casa às 6h e retorno apenas às 19/20h, dependendo do trânsito. Como a bolsa precisa ser mantida através das minhas notas, ao chegar em casa ainda preciso estudar e ler os textos das matérias. Assim, me sobrariam sexta, sábado e domingo (os dias que faltariam para completar as mínimas 5h diárias para conseguir a bolsa permanência) para estudar mais, ou, pela necessidade, trabalhar.

  Outra coisa muito importante para ser citada é que estudar é também um trabalho que exige tempo e esforço mental. Assim, o descanso e o lazer também se fazem necessários, como na vida de absolutamente qualquer pessoa, contribuindo para a saúde como um todo (tanto do corpo quanto psicológica). Da mesma forma que um trabalhador descansa aos finais de semana, um estudante também deveria poder fazer o mesmo.  Desse modo, os R$400 reais da bolsa permanência seriam de extrema ajuda para estes estudantes beneficiados pelo ProUni, para que estes possam ter uma melhor organização pessoal e de seus estudos.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!