Libere a verba para a Assistência Estudantil do Colégio Pedro II

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!


            Neste ano, fomos surpreendidos com o resultado da assistência estudantil divulgado em 22 e 23 de maio. Constatamos que pouquíssimos estudantes tiveram as bolsas estudantis referentes ao AFAE (Auxílio Financeiro de Apoio ao Estudante) concedidas. Diferentemente dos anos anteriores, apenas cerca de 20% dos/as estudantes foram contemplados/as inicialmente.

            Através de informativo publicado no site do Colégio em 23 de maio de 2019, o Reitor e a equipe da Assistência Estudantil informaram à comunidade escolar que a razão para isso se deve à liberação parcial dos recursos até o momento. A Assistência Estudantil recebeu apenas 40,25% dos recursos previstos, restando 59,75% a serem liberados. Com estes 59,75% um maior número de estudantes inscritos no AFAE 2019 poderiam ser atendidos. Quantidade ainda insuficiente de estudantes, porém de acordo com o previsto.

            Sabemos que o governo tem autonomia para liberar os recursos ao longo do ano, porém, considerando a especificidade das bolsas que dão conta de gastos correntes e urgentes para manter os estudantes na escola, tais como gastos com passagem, transporte escolar, material escolar, uniforme, entre outros, faz-se necessária a liberação imediata da verba. O recebimento do orçamento restante garantirá que os/as estudantes não sejam ainda mais prejudicados/as com possíveis faltas, acesso com menor qualidade às possibilidades do Colégio e provável evasão, aumentando as desigualdades no cotidiano escolar.