APROVAÇÃO DA EMENDA Nº 15 À MP934/2020

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

Caros colegas,

Tendo em vista a atual situação crítica mundial e do nosso país, acredita-se que todos aqui tem passado por um momento de aflição quanto a finalizarmos nosso curso. Embora nossas instituições estejam de mãos atadas, não podemos ficar à mercê de decretos que prorroguem cada vez mais nosso período de formação.

Não se sabe se há conhecimento de todos, mas foi levantada uma emenda, de autoria da Deputada Federal Dorinha Seabra do estado do Tocantins. A emenda de nº 15 à MPV 934/2020 pede a inclusão da abreviação do tempo de conclusão do curso dos alunos de Odontologia que estão em seu último período, é claro que obedecendo as regras do sistema de ensino, assim como foi feito com os cursos de ENFERMAGEM, FARMÁCIA, FISIOTERAPIA E MEDICINA.

Como todos sabem, as medidas de biossegurança tem sido adaptadas para melhor atender o público e também pacientes COVID-19 positivos. Algumas universidades vêm tomando algumas medidas, como a elaboração de protocolos de atendimento adaptados para que possamos finalizar nosso semestre com as horas de clínica (estágio obrigatório), nisso aplicando as medidas de biossegurança de forma que possam ser reduzidas as chances de contágio.

Mesmo com essas medidas, todos sabem que as chances de contágio são grandes, uma vez que a maior parcela do público que atendemos, são de pessoas carentes e idosos que estão no grupo de risco assim como referenciado pela OMS, o que aumenta os danos que o vírus pode causar nestes grupos.

Devemos levar em consideração também, que por mais que alguns de nós não seja a favor da abreviação do semestre e então conclusão do curso, teremos uma grande falha no nosso prospecto de atendimento, pois alguns pacientes tem consciência de que não devem se expor e optarão por faltar as consultas, não sendo vantajoso a nós o desperdício de EPI’s o que geraria custos maiores, podendo causar falta para aqueles que precisam também diariamente nos hospitais, pois serão alunos do Brasil todo, além da grande exposição e nenhuma produtividade quanto a realização procedimentos. Alunos do último semestre se sentem aptos a exercer a Odontologia fora de âmbito acadêmico, uma vez que os atendimentos nas Universidades se iniciam por volta do  quarto ou quinto semestre

Para finalizar, o intuito desta mobilização é deixar os alunos de Odontologia um pouco mais tranquilos e levar a frente o conhecimento sobre a emenda em questão. Todos aqui podem fazer sua parte, levando a Deputados que vocês conheçam, amigos da família, ou até mesmo de Deputados que vocês se simpatizem pela forma com que trabalham para o povo, pedindo seu apoio para que possamos ser incluídos no parágrafo da MP934/20.

Podemos mudar este quadro, não vamos deixar a Odontologia de fora, somos parte do sistema de saúde deste país. A Odontologia assim como as outras áreas da saúde, é parte essencial no cuidado de pacientes em estado de comorbidade, pois todos sabem da importância do Dentista na equipe multidisciplinar de um hospital, seja publico ou particular.

Aos que estejam de acordo com o que propõe a emenda nº 15 à MPV 934/2020, deixe abaixo seu nome completo, cpf, estado, matrícula e instituição de ensino, para que possamos contabilizar e levar aos nossos apoiadores o quantitativo de alunos que sejam a favor da abreviação do tempo de conclusão do curso de Odontologia de acordo com a MP934/20 e regras do sistema de ensino.