Restauração do Forte Príncipe da Beira

Restauração do Forte Príncipe da Beira

Início
2 de outubro de 2018
Petição para
Ministério da Cultura e
Assinaturas: 802Próxima meta: 1.000
Apoie já

A importância deste abaixo-assinado

Iniciado por Pablo Luiz Teles

O Real Forte Príncipe da Beira, localizado na cidade de Costa Marques, estado de Rondônia, é considerado uma das maiores obras da engenharia militar portuguesa do período colonial, tanto pela sua edificação como pela sua fundamental localização estratégica situado as margens direita do rio Guaporé, na fronteira com a Bolívia. 

O forte é um dos principais pontos turísticos do estado de Rondônia. É o maior forte construído pela coroa portuguesa em outro continente fora da europa e o maior forte construído no Brasil, mas infelizmente enfrenta sérios riscos contra sua estrutura física. O fato de ser o maior forte do Brasil não impediu o seu abandono por parte dos governantes, que com a falta de investimentos e manutenção, fizeram com que ele ficasse num estado deplorável de abandono.

Para ser reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Histórico de Humanidade, é preciso de um comprometimento do Governo Brasileiro com um investimento de aproximadamente R$28.000.000,00 até o ano de 2021. A sociedade precisa cobrar isso para que a história não só de Rondônia, mas do Brasil não seja enterrada junto as ruínas do forte, assim como aconteceu com o incêndio do museu nacional no Rio de Janeiro, que, por falta de investimentos teve nossa historia queimada nas chamas. 

Apoie já
Assinaturas: 802Próxima meta: 1.000
Apoie já