Solicitamos a instalação de bicicletários em todas as estações do Metrô Rio.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!

Moro em Laranjeiras e sou usuária do Metrô Rio diariamente, para ir e voltar do trabalho na Cidade Nova (estação Praça Onze). Como a estação mais próxima da minha casa é a do Largo do Machado e o trânsito na Rua das Laranjeiras está cada dia pior, optei por ir de bicicleta até a estação. Chegando lá, descobri que não havia bicicletário disponível. O segurança me informou que na estação do Catete havia um. Me dirigi então até lá, com um certo temor, porque não há ciclovia na Rua do Catete e os ônibus passam muito próximos dos ciclistas. De fato há um bicicletário, na estação Catete, mas com apenas duas vagas. Vale ressaltar que o formato do bicicletário é uma estrutura de ferro quase vertical, o que obriga o/a ciclista a ter que carregar a bicicleta e empurrá-la para cima por meio de um esforço físico considerável (na foto, minha pesada magrela). Comecei a usar esse bicicletário na segunda passada, dia 31/7, nos dois primeiros dias pedi ajuda para guardá-la; hoje, dia 2/8, fui tentar estacionar a bike sozinha e ganhei uma contratura muscular nas costas! Os meus 46 anos e meu pilates não deram conta da empreitada. Se isso acontece comigo, deve acontecer com várias outras pessoas, por isso estou propondo esse abaixo-assinado, para que de fato o Rio de Janeiro se torne uma cidade que facilite a mobilidade urbana, democratizando os acessos a toda a população. Peço o seu apoio para formarmos um grande grupo de cidadãos e cidadãs lutando pela instalação de bicicletários em todas as estações de metrô no Rio de Janeiro, de preferência com uma estrutura que facilite a guarda das bicicletas para todos e todas, inclusive jovens senhoras como eu!

Hoje: Lorena está contando com você!

Lorena Silva precisa do seu apoio na petição «Metrô Rio: Instalem bicicletários em todas as estações do Metrô Rio.». Junte-se agora a Lorena e mais 158 apoiadores.