Medidas emergenciais para a segurança na UFRJ!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

O Estado do Rio de Janeiro atualmente se encontra em um momento muito difícil no âmbito da segurança pública, em meio a uma grave crise política e econômica.

Porém, é inadmissível para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), universidade eleita como a melhor do país em 2016 e 2017, receber diariamente notícias de assaltos constantes, sequestros e infelizmente até de mortes.

Além do grande fluxo de alunos, professores e funcionários, em função de suas atividades normais, a UFRJ também abriga o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, transitando por ali milhares de pacientes todos os dias.

Precisamos de medidas emergenciais que enfrentem de frente os graves problemas atuais de violência no campus, dentre os quais iniciativas como o Fundão Presente poderiam trazer um combate eficaz à violência na Cidade Universitária.

Enquanto as medidas emergenciais se encaminham, é necessário considerarmos da mesma forma soluções a longo prazo, a fim de consolidarmos permanentemente a segurança pública em nossa área.

Deveríamos ter instalados dentro do campus da UFRJ o Instituto de Criminalística Carlos Eboli - ICCE - DGPTC, o Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto - IML - DGPTC, ambos da PCERJ, e o Centro de Criminalística da PMERJ, instituições de perícia criminal às quais estariam aliadas às pesquisas da universidade.

Além disso, deveríamos ter cursos de extensão universitária da UFRJ a serem oferecidos às autoridades policiais, agentes de investigação, peritos das Polícias Civil, Militar e Ministério Público, no sentido de aprimorar a perícia e a investigação criminal.

Estas iniciativas trariam benefícios não só à UFRJ, mas também às comunidades que se encontram no entorno, como por exemplo o Complexo da Maré.

Assine, por favor, caso você concorde com as propostas estipuladas nesse abaixo assinado.

Hoje: Gustavo está contando com você!

Gustavo Oliveira precisa do seu apoio na petição «Medidas emergenciais para a segurança na UFRJ!». Junte-se agora a Gustavo e mais 1.844 apoiadores.