PELA CRIAÇÃO URGENTE DA DISCIPLINA 'CIDADANIA, IGUALDADE E DIREITOS DA MULHER.'

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!

Pela criação da disciplina ‘Cidadania, Igualdade e Direitos da Mulher’ e sua inclusão no currículo da educação básica brasileira.

Carta aberta à população e ao MEC - Ministério da Educação

Nós, professoras e professores do ensino público brasileiro, exigimos a criação de uma disciplina exclusiva com o papel de combater a violência contra a mulher no Brasil.

Eis os motivos:

Folha de São Paulo - 30/10/2017

"O Brasil registrou, em média, 135 estupros por dia no ano passado. Foram 49.497 casos no total, 4,3% a mais que no ano anterior, uma média de 135 por dia, segundo dados levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgados nesta segunda (30). Não é o maior índice já registrado pela entidade, no entanto, que divulga anualmente estatísticas de segurança pública. Em 2013, a quantidade de casos no país chegou a 51.090. Estudos indicam que há grande subnotificação dessas ocorrências. Houve, naquele ano, 4.657 registros de mulheres assassinadas. 533 deles foram classificados como feminicídio. Sancionada em 2015, a lei federal que define o feminicídio transformou em hediondo o assassinato de mulheres motivado justamente por sua condição de mulher. Ela aumenta a pena por homicídio, que é de 6 a 20 anos de prisão, para 12 a 30 anos. Estupros - No Brasil, por ano "[O feminicídio] é só o desfecho fatal de uma série de violências que a mulher sofre. O altíssimo número de estupros mostra o contexto onde vai se dando a violência, que acaba com esse desfecho fatal", explica Olaya Hanashiro, conselheira do fórum. "Ainda mais no Brasil, em que a maioria desses feminicídios são íntimos, se desenvolvem na violência doméstica."

Link da fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/10/1931609-brasil-registrou-135-estupros-e-12-assassinatos-de-mulheres-por-dia-em-2016.shtml

Os dados apresentados são provas da urgência na necessidade de uma disciplina própria do tema na educação básica pública, para que possamos combater o mal pela raiz. Os planos de aula existem, e podem ser colocados em prática. Nos ajudem nesta luta!

Abaixo-assinado e texto idealizados com o apoio da professora e arqueóloga Leila Maria França.

Hoje: Robson está contando com você!

Robson Monteiro precisa do seu apoio na petição «MEC- Ministério da Educação : PELA CRIAÇÃO URGENTE DA DISCIPLINA 'CIDADANIA, IGUALDADE E DIREITOS DA MULHER.'». Junte-se agora a Robson e mais 123 apoiadores.