Diga não ao fim da obrigatoriedade do estudo de Filosofia no Ensino Médio.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

O ensino de Filosofia é base fundamental para o desenvolvimento crítico e autônomo do aluno. Além de permitir a criticidade, sobretudo, do cotidiano, também é base para que o aluno possa desenvolver uma análise e compreensão do contexto em que vive, ou seja, elaborar com autonomia sua própria visão de mundo.

O exercício da Filosofia no Ensino Médio é indispensável pelo fato de ser uma disciplina que se realiza a partir de um " estar no mundo". O aluno enquanto ser que está no mundo necessita compreender sua própria existência. Compreender esse " existir no mundo" para a Filosofia é a base da formação do indivíduo enquanto ser humano e, sobretudo, cidadão.

Seu ensino não pode e não deve ser excluído ou secundarizado. A decisão precisa ser revista. A Filosofia é o símbolo do " amor pelo saber". Seu fim ou mesmo sua não obrigatoriedade, representa o fim desse amor pelo saber. Não quero crer que o MEC busque como futuro para os jovens brasileiros a alienação e a subordinação, pois uma vez precarizando o ensino público ofertado produzirá apenas seres dependentes e não autônomos.

Hoje: Girsele está contando com você!

Girsele Mendes precisa do seu apoio na petição «MEC: Diga não ao fim da obrigatoriedade do estudo de Filosofia no Ensino Médio.». Junte-se agora a Girsele e mais 38 apoiadores.