Mata Atlântica pede socorro - Jardim Peri Peri e Rolinópolis - Zona Oeste - SP

Mata Atlântica pede socorro - Jardim Peri Peri e Rolinópolis - Zona Oeste - SP

3.346 pessoas já assinaram. Ajude a chegar a 5.000!
Início

A importância deste abaixo-assinado

Abaixo assinado dos moradores do Jardim Peri Peri, Rolinópolis e entorno - com a finalidade de embasar pedido URGENTE de providências junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo diante da demolição de uma área privada de 4.091 m2 (Rua Professor Máximo Ribeiro Nunes, nº 681), comercializada pela CONSTRUTORA CURY, com o corte executado no dia 01/04/2022 (inclusive na madrugada desrespeitando a Lei) de 60 árvores nativas e exóticas com o intuito de construção de prédio de 18 andares (subsolo, térreo e 16 pavimentos), 20 mil metros quadrados em região que busca cumprir as metas de 2030 na Cidade de São Paulo.

 

Jardim Peri Peri e Rolinopólis são ECOBAIRROS com mais de 100 mil Metros quadrados de Matas nativas da Mata Atlântica, uma das poucas regiões urbanas da Cidade de São Paulo com essa quantidade de ecossistema praticamente extinta em outras partes da cidade, que também atrai fauna riquíssima que ainda sobrevive e se abriga nessa região, com uma diversidade de árvores, pássaros (várias espécies, incluindo arapongas, tucanos, pica-paus corujas, periquitos, gaviões, águias, etc) saguis e saruês, entre outros, agora correm o risco de desaparecerem!!!

 

Esse empreendimento é totalmente contrário com o projeto de uma cidade que respeita o meio ambiente que é propagado pela meta de 2030. Total contradição da administração pública que cria metas, mas aprova empreendimentos no prazo 7 meses (requerimento de 09/08/2021 e Alvará liberado em 17/03/2022 através da Secretaria do Verde e Meio Ambiente - Processo administrativo 6068.2021/0007305-7) sem qualquer avaliação ou estudo técnico (aplicação do procedimento ‘Aprova Rápido’).

 

SIM, ISSO MESMO INEXISTE ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO DE VIZINHANÇA E IMPACTO DE TRÂNSITO E IMPACTO SOCIAL, TAIS ESTUDOS FORAM, PASMEM, TODOS DISPENSADOS PELA SECRETARIA DO VERDE E MEIO AMBIENTE DA CIDADE DE SÃO PAULO, QUALQUER TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA NADA ABSOLUTAMENTE NADA FOI SOLICITADO.

 

Terreno com 4.091 m2 que terá capacidade para quase 2.000 pessoas (348 unidades, torre única com 22 apartamentos por andar), número de habitantes muito superior ao suportado pelos bairros, com 196 vagas de garagem.

 

Os moradores do Jardim Peri Peri, Rolinópolis e entorno (Bonfiglioli, Previdência), indignados com esse absurdo foram cobrar a Subprefeitura do Butantã, momento que descobriram que sequer a Administração Pública local foi consultada desta obra de enorme impacto ao meio ambiente, o qual são as entidades corretas para tal termo de ajuste.

 

Como pode um órgão municipal não consultar a Subprefeitura que terá empreendimento desta magnitude em uma área que tem 2 parques municipais (Parque da Previdência e Parque Luís Carlos Prestes) e áreas verdes próximas com o pouco que nos resta de Mata Atlântica somando mais de 100 mil metros quadrados de Mata Atlântica, Pulmão da zona oeste de São Paulo?

 

Vamos lutar pelo Butantã, um dos poucos bairros que ainda mantém área verde preservada. 

Os argumentos que a modernização chega para todos não é sustentáculo para destruição do pouco que nos sobrou da fauna e flora da Mata Atlântica.

Nossa luta de mais de 40 anos não pode encerrar com medo dos interesses do mercado imobiliário, e a destruição de Eco bairros adequados a Meta 2030 da Cidade de São Paulo.

 

São essas incoerências e absurdos que pedimos a sua assinatura em nosso abaixo assinado e a todos os Bairros adjacentes, inseridos nesse contexto de nosso BIOMA que se estende por toda a zona oeste da cidade de São Paulo.

3.346 pessoas já assinaram. Ajude a chegar a 5.000!