Abaixo-assinado encerrado
Pressionando marciane.psi@gmail.com  e 35 outros

Á Prezada Sra. Marciane Cleuri Pereira Santos, coordenadora do Departamento de Psicologia da Universidade da Região de Joinville.

Os acadêmicos abaixo assinados, pertencentes ao quarto ano noturno do curso de Psicologia, manifestam-se por meio do presente documento para solicitar a substituição de docente na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado Nível Básico- 4ª série.

Sem questionar, em momento algum, a capacidade metodológica e domínio técnico da docente Ana Carolina Wolff Mota, expomos alguns motivos que mobilizam o desejo de substituição, por parte dos alunos da presente turma: é de conhecimento de vossa senhoria que, no decorrer no ano de 2016, houveram divergências entre a turma e a docente citada, que ministrava a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado Nível Básico- 3ª série. Essas divergências foram comunicadas pessoalmente à senhora por alguns alunos e envolvem diversos motivos, que já são de seu conhecimento. Destacamos entre estes a falta de suporte da docente no processo de aprovação de projetos científicos pelo comitê de ética da instituição. Houveram ainda diversas divergências entre participantes de grupos de pesquisa, que necessitariam de um posicionamento da docente, e que na falta do mesmo culminaram em situações como, por exemplo, alunos elaborando projetos de pesquisa sozinhos.

No ano de 2016, os alunos da turma citada, tiveram o primeiro contato com a ferramenta Plataforma Brasil, para averiguação de projetos de pesquisa com seres humanos. A docente, no entanto, não ofereceu o suporte necessário para que os alunos obtivessem maior domínio da ferramenta. Citamos a necessidade de que neste ano, que antecede a elaboração de nossos projetos de conclusão de curso, tenhamos o apoio de um docente que nos auxilie a obter maior domínio sobre a Plataforma. Não questionamos aqui o domínio da docente Ana Carolina sobre a ferramenta, mas ressaltamos que a metodologia utilizada pela mesma não foi capaz de suprir as necessidades dos acadêmicos, por não contar, por exemplo, com ao menos uma aula expositiva sobre a Plataforma Brasil.

É necessário ressaltar à vossa senhoria que esta solicitação de substituição de docente não trata-se de uma crítica à qualidade da professora Ana Carolina, tendo em vista que a mesma, ao ministrar a disciplina de Psicologia do desenvolvimento para a presente turma, jamais foi alvo de nenhuma reclamação. Cita-se aqui apenas a incompatibilidade entre a metodologia da docente e as expectativas e necessidades dos alunos na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado.

Por fim, citamos ainda que nas disciplinas de Projeto Integrador 1 e 2 a turma foi acompanhada pela Docente Mariana Schulze, e no ano anterior pela docente Ana Carolina. O ano de 2017, antecedendo a elaboração de nossos projetos de conclusão de curso, seria nossa última oportunidade de contar com a orientação de um outro docente, que não as acima citadas. Essa oportunidade de contar com outro orientador pode ser extremamente rica aos acadêmicos, para que possam experimentar o processo de pesquisa junto à outros docentes da instituição.

Certos de vosso comprometimento para com a excelência de nossa formação, reiteramos nossa solicitação de substituição de docente, e cordialmente agradecemos a vossa atenção.

Joinville, 20 de janeiro de 2017.

Hoje: Joice Gonçalves está contando com você!

Joice Gonçalves Martins precisa do seu apoio na petição «marciane.psi@gmail.com: Solicitação de substituição de docente na disciplina de ECS I- 4ª série (noturno).». Junte-se agora a Joice Gonçalves e mais 12 apoiadores.