Manifesto pela liberdade de expressão e em defesa da arte e da cultura

Manifesto pela liberdade de expressão e em defesa da arte e da cultura

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!
Com 2.500 assinaturas, é mais provável que esta petição apareça na mídia!
Coletivo Dadalobela fez este abaixo-assinado

Hoje, dia 19 de setembro de 2022, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais interditou a mostra “Deslocamento”, do poeta e jornalista Carlos Barroso, que ficaria exposta no saguão da instituição até o próximo dia 23, sexta-feira. Este ato se deu após o questionamento, por parte de um grupo fundamentalista católico chamado Mova - Movimento de Valores pelo Brasil, de referências religiosas contidas em algumas das obras exibidas.

Um integrante deste grupo acessou o deputado Carlos Henrique, que faz parte da Mesa-Diretora da Assembleia. Este, desenvolvendo um argumento falacioso, cita o artigo 208 do Código Penal, que dispõe sobre o ato de “vilipendiar objetos de culto", confundindo o objeto artístico, transgressor por excelência, com situações de violência - como aquela em que um pastor esmurrou, na TV, uma imagem de Nossa Senhora.

É muito estranho que apenas um parlamentar, em detrimento dos demais, tenha poder de veto sobre uma mostra que foi selecionada em edital público para ser exibida naquele espaço. Trata-se de uma atitude antidemocrática na Casa que deveria zelar pela democracia; trata-se de ato de censura à liberdade de expressão e à cultura, e mais uma manifestação da intolerância que se instalou no ambiente público em nosso país.

É preciso denunciar esses atos que corroem a convivência democrática.

Exigimos que a Assembleia Legislativa restaure o direito do artista à realização da sua mostra como prevista no edital público que o escolheu.

Pela Liberdade de expressão!
Pelo Estado laico!
Em defesa da arte e da cultura!

 

Coletivo Dadalobela,
Belo Horizonte, 19 de setembro de 2022

 

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!
Com 2.500 assinaturas, é mais provável que esta petição apareça na mídia!