Manifesto pela legitimação da educação humanizada da escola Casa da Mata!

Manifesto pela legitimação da educação humanizada da escola Casa da Mata!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!
Com 2.500 assinaturas, é mais provável que esta petição apareça na mídia!
Joana De Sordi Gregório criou este abaixo-assinado para pressionar João Gualberto (Prefeito de Mata de São João)

A “Creche Escola Casa da Mata”, situada em Imbassaí, município de Mata de São João, Bahia, é fruto da união e do anseio das necessidades das famílias que buscam resgatar valores da educação humanizada dentro do ensino público local. Fazendo isso através de um olhar mais profundo para cada ser humano envolvido neste ambiente escolar, bem como professores, gestores, pais e principalmente alunos. Isso acontece quando criamos uma ponte entre as famílias e a escola, “tirando os muros” das instituições e abraçando esse universo e a comunidade como um todo. Atentando às individualidades e respeitando, aptidões e dificuldades de cada parte envolvida. Indo além, compreendendo melhor o papel e o valor de cada ser inserido dentro deste coletivo. Bem como, agregando e empoderando organicamente as ferramentas da inclusão, da empatia, das culturas locais, da periferia, do campo, ribeirinhas, caiçaras, entre outras comunidades. Fazendo isso sempre com muita resiliência , amor, respeito, zelo e dedicação pela educação.
A “Creche Escola Casa da Mata” é referêcia no município de Mata de São João, já foi reconhecida pelos gestores públicos, justamente pelo diferencial que proporciona no âmbito escolar e a sua volta, pois se inspira na Pedagogia Waldorf (reconhecida pelo MEC, UNESCO e pelos Órgãos e Instituições mundiais da Educação e da Cultura) que visa alcançar todos esses valores e objetivos. E que tem como preceito respeitar cada fase de vivência da criança na educação, garantindo também todos os direitos e deveres previstos pela constituição e pelos Órgãos Públicos responsáveis pela Educação Nacional e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Por isso buscamos apoio para que possamos, através da rede pública de educação, reverberar o ensino humanizado e de qualidade, transformando a nossa comunidade, cultivando a cultura e fazendo do mundo um lugar melhor, com mais tolerância, empatia e amor, preparando os alunos para as adversidades do mundo real.
Entretanto, não há como seguir, sem que as solicitações e necessidades relacionadas abaixo, sejam compreendidas e atendidas:
• Retorno seguro: garantia das adaptações sanitárias e medidas de segurança previstas para ocasião (pandemia) que possibilitem o retorno das crianças em segurança.
• Quadro completo de funcionários.
• Manter o ensino híbrido (online) em respeito às famílias, principalmente às crianças menores de 6 anos, que necessitam de mais compreensão e acolhimento para este retorno. E assim garantindo o direito à educação previsto por Lei, considerando o período de calamidade pública, do momento pandêmico que estamos vivenciando.
• Reconhecimento pedagógico humanizado inspirado na Pedagogia Waldorf acolhido e já praticado nesta instituição.
• Formalizar e autorizar a manutenção do serviço terceirizado, de assessoria pedagógica humanizada especializada, já contratado pelo Coletivo Familiar da Mata.
• Registro da unidade Casa da Mata no INEP.
• Atualização da nomenclatura do estabelecimento educacional, de “Creche” para “Creche Escola”, ampliando e absorvendo as turmas do Ensino Fundamental I, já pré- existentes (1º e 2º ano).
• Manter a turma do 2º ano (de 2021) no espaço físico da Creche da Casa da Mata, até a construção da sede, já prevista e autorizada pelo Poder Executivo do Município, no espaço, garantido pela Prefeitura e construção essa, que confiamos já esteja em processo de inicialização.
• Manter a Professora Naftali Bispo com a turma do 2º ano (de 2021). Garantindo a harmonia e o bem estar dessas crianças, minimizando os traumas psicológicos irreparáveis, causados por este período trágico de pandemia que ainda estamos vivenciando.
E diante de tudo que foi relatado, esclarecido e das solicitações relacionadas acima, concordamos e assinamos abaixo.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!
Com 2.500 assinaturas, é mais provável que esta petição apareça na mídia!